O caminhar pela vida oportuniza marcantes momentos que vão nos acompanhar para sempre. Desde a tenra infância, ao descobrir que fazemos parte de uma família na qual somos muito amados e testemunharmos o esforço dos nossos pais ou responsáveis para nos oportunizar o melhor que eles podem ofertar. Saber a data do nosso aniversário e comemorarmos anualmente com a família e os amigos mais próximos. Sermos batizados, conhecendo e sobretudo convivendo com nossos padrinhos. Irmos as missas na companhia dos nossos irmãos e pais. O aprendizado das primeiras letras, reuni-las, soletrar e passar a ler, enfim sermos alfabetizados. As primeiras brincadeiras com os irmãos e os amigos. Fazermos o catecismo e participarmos da primeira eucaristia.
Atingirmos a adolescência e convivermos socialmente nos ambientes de lazer e confraternizações. Sofrermos as primeiras decepções e as alegrias na interação com as pessoas. Escolhermos nosso padrinho e sermos crismados. Descobrirmos a sexualidade e sabermos respeitar as diferenças. Encontrarmos o amor das nossas vidas e por ele nos apaixonarmos, iniciando um namoro, noivando e se casando na Igreja com a pessoa amada. Praticarmos exercícios físicos rotineiramente e cuidarmos da saúde, com uma dieta balanceada rica em nutrientes, fibras e proteínas e dormirmos regularmente. Participarmos ativamente da cidadania do país, do nosso Estado e do nosso Município, escolhendo politicamente aqueles em que acreditamos possam construir um futuro melhor para todos.
Constituirmos uma família forjada no amor, respeito, carinho, atenção e cuidado recíproco. Dividirmos com esta pessoa as alegrias, tristezas, sentimentos, emoções e sempre somarmos as conquistas e objetivos alcançados. Concluirmos o ensino médio e ingressarmos em um curso universitário, descobrindo a ciência como plataforma alavancadora para toda uma vida profissional, em que dela retiraremos nosso sustento e o da nossa família. Convivermos com os colegas de turmas da alfabetização, do ensino médio, da faculdade e do trabalho.
Crescermos na atividade profissional, se qualificando e sempre almejando a conquista dos melhores lugares na cadeia de hierarquia. Está presente nos momentos de alegrias e sermos solidários nas tristezas de nossos entes amados e de nossos amigos. Termos a graça de sermos pai e acompanharmos de perto o crescimento dos filhos, sempre cuidando e orientando-os para a vida, em todos os sentidos. Vibrarmos com as conquistas dos filhos e ajudá-los a serem cidadãos conscientes, éticos e responsáveis. E finalmente termos a graça de ser avô, bisavô etc.