BUSCAR
BUSCAR
Editorial
Editorial: Boas notícias na economia
Confira o editorial desta quinta, 23
Redação
23/06/2022 | 06:48

A economia local, especialmente o comércio, parece ter entrado na rota da normalidade após a hecatombe provocada pela Covid-19. Que o diga o presidente da CDL Natal, empresário José Lucena, que adotou tom otimista e esperançoso em entrevista a este AGORA RN publicada na edição de ontem.

Na entrevista, José Lucena, que é empresário do ramo de material de construção, enalteceu que o comércio local teve bons resultados no Dia das Mães e no Dia dos Namorado res e que tudo indica que o Dia dos Pais será positivo também. O comércio, importante termômetro da economia, indica aquecimento nas vendas.

As notícias não poderiam ser melhores. O comércio, que agora vai voltando à normalidade, foi duramente castigado durante o auge da pandemia. Vários estabelecimentos passaram meses fechados, vendendo apenas pela internet, e com rígidos protocolos de segurança sanitária. Muitos quebraram e não tiveram como reabrir.

Mas a pandemia deixou alguns legados positivos. Um deles é adequação dos lojistas ao comércio eletrônico. A impossibilidade de abrir a loja física forçou os comerciantes a criarem vitrines virtuais, acelerando o processo de digitalização das vendas. Nesse aspecto, ressalta José Lucena, o avanço foi bastante significativo e ficará como um impacto positivo deixado pela crise.

O relacionamento entre comerciantes e poder público foi outro ponto que melhorou após a crise da Covid-19. José Lucena comemora que, agora, comerciantes têm uma melhor interlocução com prefeituras e os governos estadual e federal.

Basta lembrar que, em novembro de 2020, entrou em vigor no Estado a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – uma luta antiga dos comerciantes que só foi efetivada durante a pandemia. Em Natal, foi votado e sancionado o novo Plano Diretor. Duas importantes medidas, que vão estimular o desenvolvimento da cidade e do Estado.

Mas, nem tudo são flores. A inflação pós-pandêmica afeta alguns setores importantes. O consumidor tem hoje menor aquisitivo e passou a adiar planos em função da escalada nos preços. Os segmentos que não estão repassando toda a alta para o consumidor reduziram margens de lucro.

O presidente da CDL também ressaltou a importância da chegada de novos investimentos na cidade e citou a instalação da loja da Havan – que está no centro de uma discussão tola (a da estátua), mas que vai gerar empregos importantes na cidade.

Sobre a política, José Lucena dá um recado: é preciso bom senso e definir o que é melhor para o Estado e para o País. Independentemente de lado, todos devem mirar um objetivo comum: a melhora do desenvolvimento do Estado.

Que venham mais dias melhores e boas notícias para a economia potiguar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.