O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo, ex-ministro das cidades e atual secretário de governo do estado de São Paulo, esteve em Natal no último sábado 27. Veio ver de perto, no Rio Grande do Norte, a força do partido que dirige nacionalmente e saiu bem impressionado com as possibilidades do PSD crescer no estado.
O PSD é dirigido no estado pela senadora Zenaide Maia, na capital, Natal, pelo ex-prefeito Carlos Eduardo e na quarta maior cidade do RN, São Gonçalo do Amarante, pelo ex-prefeito Jaime Calado.
Gilberto Kassab ouviu dos seus correligionários no RN que o PSD tem 38 pré-candidatos a prefeito e mais de 400 pré-candidatos a vereador e vice-prefeito. Um detalhe importante é que o PSD tem no RN dois favoritos: em Natal, maior colégio eleitoral do estado, com 575 mil 629 eleitores, está o ex-prefeito Carlos Eduardo, e em São Gonçalo do Amarante, quarto maior colégio eleitoral potiguar, com 76 mil 496 eleitores, está o ex prefeito Jaime Calado. Juntas, as cidades de Natal e São Gonçalo do Amarante reúnem mais de 25% do eleitorado do estado, com 652 mil 125 eleitores.
Kassab acompanha com pesquisas o cenário político no estado e sabe que são grandes as chances de vitória de Carlos Eduardo, em Natal, e de Jaime Calado, em São Gonçalo do Amarante. Sendo vitorioso nessas duas cidades e em outros municípios menores, o PSD se fortalece para a reeleição da senadora Zenaide Maia e abre possibilidade de fazer, pelo menos, um deputado federal pela legenda. O PSD precisa de bancada federal para ampliar a influência no Congresso Nacional e aumentar o fundo partidário e assim, por tudo que viu e ouviu, Kassab saiu satisfeito com o desempenho do partido no RN.
Os prenúncios são que o PSD pode vir a ser a noiva do ano de 2026, na posição de partido cortejado por todas as forças políticas do RN, à esquerda e à direita. Para isso, precisa ganhar as eleições em Natal, em São Gonçalo do Amarante e ser gente grande na mesa de negociação para 2026. Hoje, o PSD só tem compromisso em 2026 com a reeleição da senadora Zenaide Maia, sua presidente estadual. No partido ainda estão abertas vagas para outro senador, governador, vice-governador, deputado federal e deputado estadual.
E se o PSD tiver candidatura própria ao governo do estado nas próximas eleições majoritárias, com o apoio dos prefeitos de Natal e São Gonçalo do Amarante? A sobrevivência e o fortalecimento do PSD no Rio Grande do Norte dependem muito da eleição dos ex-prefeitos Carlos Eduardo, em Natal, e Jaime Calado, em São Gonçalo do Amarante.
Quem conhece Kassab sabe que ele não bate prego sem estopa. E sua vinda a Natal para prestigiar a senadora Zenaide, Jaime Calado, Carlos Eduardo e todos os pré-candidatos a prefeito e vereador no estado é sinal de que confia em vitórias importantes no Rio Grande do Norte. Com o cenário vislumbrado na sua visita a Natal, Kassab aguarda o resultado do pleito de 2024 para enviar o “save the date” do PSD para as eleições de 2026.
Sávio Hackradt é jornalista e consultor político