BUSCAR
BUSCAR
Artigo

Começou a peleja eleitoral

Leia o artigo de Sávio Hackradt deste sábado 17
Sávio Hackradt
17/08/2024 | 05:19

Agora é pra valer. É tudo ou nada. Começou ontem, sexta-feira 16, a campanha eleitoral, com direito a propaganda política. A partir de agora ninguém é mais pré candidata ou pré candidato e sim, candidata ou candidato a prefeito e a vereador. A partir da zero hora do dia de ontem, os candidatos começaram a propaganda eleitoral em suas redes sociais. Até o próximo dia 29 de agosto, a luta pelo voto do eleitor e da eleitora será travada apenas nas redes sociais. Os programas eleitorais e as inserções na programação diária do rádio e da televisão começam no dia 30 de agosto e vão até o dia 3 de outubro. É a partir do dia 30 de agosto que a campanha eleitoral entra na ebulição máxima, com informações sobre partidos e candidatos chegando ao eleitorado por todos os meios possíveis de comunicação. Essas datas estão no calendário eleitoral das Eleições Municipais de 2024 e foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pelas redes sociais a propaganda eleitoral vai acontecer 24 horas por dia. Ao entrar em qualquer rede social, com certeza você vai se deparar com alguma candidata ou candidato a prefeito ou vereador pedindo votos. Já no rádio e na televisão, haverá horário fixo para os programas. Serão dez minutos no rádio, no horário das 7h. às 7:10h. e das 12:00h. às 12:10h. Na televisão, os programas serão das 13h. às 13:10h. e das 20:30h. às 20:40h., de segunda-feira a sábado, só para candidatos à prefeitura. Além dos programas, os candidatos ainda terão inserções na programação normal das emissoras, das 5h. da manhã até a meia noite, durante todos os dias da semana. Serão 70 minutos (uma hora e dez minutos) de inserções distribuídas proporcionalmente, com 60% para os candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereador. O eleitor e a eleitora não tem como ficar desinformado sobre as candidaturas. Até o dia da eleição, em 6 de outubro, haverá um bombardeio de informações sobre os candidatos. Além desse tsunami de informações, as campanhas terão ainda carreatas, passeatas, comícios e reuniões, que os candidatos irão fazer pelos quatro cantos da cidade. Vamos viver a festa da democracia nos próximos 50 dias.

Mas, como bem sabemos e sentimos, viver a democracia não é só festejar. Candidatos e candidatas, eleitores e eleitoras precisam ter e demonstrar muita responsabilidade, nas suas propostas de governo e escolhas de representantes públicos. E para começar os debates nessa campanha, nada melhor do que discutir os dados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), divulgado quarta feira (14), deixando o Rio Grande do Norte e a sua capital, Natal, em posição vergonhosa, na rabeira entre os estados e as capitais do Brasil. Um desastre. Uma vergonha. É realmente uma lástima ver o RN e Natal segurando a lanterna, com os piores índices na educação. Afinal, que cidade, que estado e que país queremos? Qual futuro queremos para nossos filhos e netos, se a educação que oferecemos é a pior do Brasil?

Cabe ao eleitor e eleitora olharem nos olhos dos candidatos, cara a cara, nas reuniões, comícios e carreatas, ou ainda pelas redes sociais, e dizer que não suporta mais essa tragédia na educação. Qual candidata ou candidato a prefeito vai apresentar uma proposta capaz de tirar Natal dessa posição vergonhosa na educação? E o que as candidataa e candidatos a vereador tem a dizer sobre isso? O que vão fazer na câmara municipal, em defesa de uma educação de qualidade para nossos filhos e netos? A sociedade vai ficar de braços cruzados, assistindo o desastre na educação? Está aí um tema de alta relevância para ser debatido nesta campanha eleitoral. Sem educação de qualidade não seremos uma sociedade desenvolvida. Começou a peleja eleitoral e é a hora certa para todos enfrentarmos essa grave situação.

Sávio Hackradt é jornalista e consultor político

Campanhas políticas iniciam nesta sexta / Fonte: Agência Brasil
Campanhas políticas iniciam nesta sexta / Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Os poderes da república em choque
Leia o artigo de Sávio Hackradt desta quarta-feira 21
21/08/2024 às 05:05
Vai começar a peleja
Leia o artigo de Sávio Hackradt desta quarta-feira 14
14/08/2024 às 05:12
O debate da Band
Leia o artigo de Sávio Hackradt deste sábado 10
10/08/2024 às 05:39
O fenômeno Allyson
Leia o artigo de Sávio Hackradt deste sábado 3
03/08/2024 às 05:48
Kassab e o PSD no Rio Grande do Norte
Leia o artigo de Sávio Hackradt desta quarta-feira 31
31/07/2024 às 05:32
A ausência de transparência na prefeitura de Natal
Confira a coluna de Sávio Hackradt desta quarta-feira 16
17/07/2024 às 05:43
O mistério de Fátima
Confira a coluna de Sávio Hackradt deste sábado 13
13/07/2024 às 07:30
A draga fugiu de Sucupira
Confira a coluna de Sávio Hackradt desta quarta-feira 10
10/07/2024 às 08:10
O ineficiente sistema de transporte de Natal
Leia a coluna de Sávio Hackradt deste sábado 6
06/07/2024 às 08:25