BUSCAR
BUSCAR
Coluna

O mistério de Fátima

Confira a coluna de Sávio Hackradt deste sábado 13
Sávio Hackradt
13/07/2024 | 07:30

Não. Não é o mistério da aparição da Virgem Maria, no início do século XX (1917), para as três crianças Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7anos) que teriam vislumbrado um anjo enquanto pastoreavam ovelhas na zona rural da cidade de Fátima, em Portugal. Vira a página e vamos ficar por aqui, no século XXI, no ano de 2024, no Rio Grande do Norte, no sexto ano do governo de Fátima Bezerra (PT).

É verdade que, quando Fátima Bezerra assumiu o seu primeiro mandato, em 2019, encontrou o Estado financeiramente destroçado, com quatro folhas de pagamento do funcionalismo em atraso. É verdade que colocou os salários atrasados em dia, contrariando todas as expectativas. É verdade também que a governadora não fez obras de vulto, capazes de impactar positivamente a economia norte-riograndense nos primeiros 4 anos da sua gestão. É verdade ainda que Fátima concorreu à reeleição e deu um banho de votos nos adversários, vencendo com folga o pleito no primeiro turno.

Apesar de ter mostrado obras e ações do seu governo nos últimos meses, encaminhando-se para o final do seu segundo mandato, a governadora Fátima Bezerra sofre uma alta rejeição dos norte-rio-grandenses, com desaprovação nas pesquisas na faixa dos 60%.

Dados estatísticos mostram que o Rio Grande do Norte está gerando mais empregos, apresentando uma balança comercial e industrial positiva, demonstrando ser um bom ambiente para negócios.

O sistema de saúde pública do RN, que sempre foi precário, recebeu forte injeção de recursos do governo federal, tendo ampliado o número de leitos nos hospitais em todo o estado e reduzido o grave problema da fila das cirurgias eletivas, indicando a oferta de melhores serviços para a população.

A segurança pública é um problema crônico gravíssimo, mas o governo anunciou que as cidades do RN que sempre estiveram no topo da lista das mais violentas deixaram a liderança negativa do mapa da violência. Nesse caso específico da segurança, o governo destaca os investimentos nas polícias, as promoções e os concursos públicos.

Na educação, o governo tem alardeado os Institutos Estaduais de Educação (Ierns) como um grande avanço para a formação dos alunos no estado.

Na logística, o Programa de Restauração de Rodovias Estaduais contempla quase 800 quilômetros de estradas, nos sete distritos rodoviários do RN. Na restauração dos principais corredores turísticos do estado, o governo vai investir 128 milhões de reais. Essas obras são financiadas por recursos da primeira parcela do empréstimo, no valor de 428 milhões de reais, no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF).

Diante de tudo isso que foi e está sendo feito pelo governo do RN, qual o mistério para a alta desaprovação de Fátima Bezerra (PT)? Será a oposição bolsonarista? Improvável, já que o bolsonarismo no RN não passa de 25%.

Tem algo no ar além dos aviões de carreira. Como disse Shakespeare, “há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar”.

Sávio Hackradt é jornalista e consultor político

Governadora Fátima Bezerra durante evento da bancada do RN / Foto: José Aldenir - Agora RN
Governadora Fátima Bezerra durante evento da bancada do RN / Foto: José Aldenir - Agora RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS