BUSCAR
BUSCAR
Editorial

Editorial: Indício maior

Confira o editorial desta terça-feira, 23
Redação
23/08/2022 | 07:19

Nenhuma informação ilustra tão bem o indício de que Rogério Marinho (PL) teria usado o Ministério do Desenvolvimento Regional para privilegiar aliados, em troca de apoio político-eleitoral, do que o fato de que não foram enviados por ele recursos para o Governo do Estado – nem mesmo através do orçamento secreto.

Quem chamou a atenção para o fato foi Carlos Eduardo Alves (PDT), adversário de Rogério na corrida para o Senado que, na semana passada, entrou com ação na Justiça Eleitoral acusando o ex-ministro de abuso de poder político e econômico.

Rogerio Marinho 33
Ao AGORA RN, Carlos desmontou a narrativa de Rogério Marinho, que negou ter privilegiado aliados quando de sua passagem pelo Governo Federal. Foto: Reprodução

Ao AGORA RN, Carlos desmontou a narrativa de Rogério Marinho, que negou ter privilegiado aliados quando de sua passagem pelo Governo Federal. “Por que não foi destinado um centavo para o governo do Estado? O que é isso? Como ele (Rogério Marinho) dá R$ 11 milhões a Acari (que dê, pode dar até mais), mas não dá um centavo ao Governo do Estado? Isso é falta de critérios, falta de transparência. O governo é de quem? É do povo brasileiro. O governo tem que ser republicano, não pode ser um governo apenas para apoiar correligionários com o dinheiro da população”, afirmou o candidato do PDT.

Com essas perguntas, Carlos Eduardo acabou com as explicações de Rogério Marinho. Ficou exposto que aliados realmente receberam mais, sendo que o governo estadual – administrado pela adversária Fátima Bezerra (PT) – ficou chupando o dedo. A provocação de Carlos prolongou o debate em torno do assunto.

Outros exemplos do possível privilégio dado por Rogério a aliados já haviam sido mostrados por Carlos Eduardo. Na mesma entrevista ao AGORA RN, o candidato do PDT ressaltou que São Tomé – administrada por um aliado de Rogério – recebeu muito mais recursos do MDR do que Currais Novos – cujo prefeito é do PT. Pelo critério populacional, deveria ser o contrário, já que Currais tem 3 vezes mais habitantes do que São Tomé. Qual o critério?

Depois que Carlos Eduardo entrou com a ação questionando a destinação do dinheiro, 114 prefeitos – por estímulo de Rogério – reagiram com uma nota dura. Como o AGORA RN analisou antes, essa estratégia do ex-ministro pode acabar saindo pela culatra. Ao criar uma situação em que prefeitos reagiram com violência, Rogério acabou trazendo para o coração da campanha o debate em torno da origem dos recursos trazidos para o Rio Grande do Norte. E isso não é bom para ele.

Questionamentos foram levantados acerca do orçamento e seus critérios secretos. E ainda mais essa: se Rogério conseguiu atrair milhões de reais para o Rio Grande do Norte, por que nenhum recurso enviado ao governo de Fátima Bezerra? Por que prefeitos de cidades minúsculas receberam vultosas quantias? O fato de ser aliado de Rogério Marinho é que foi determinante?
A sociedade espera respostas sobre como seu dinheiro está sendo aplicado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Está aberta a porteira na Petrobras; Leia Opinião do Agora RN
Rolo compressor do governo Lula altera estatuto da petroleira para retirar amarras que impediam loteamento de cargos e uso político da companhia; TCU e STF ainda podem impedir
02/12/2023 às 08:40
Editorial: A ascensão do conflito Israel-Hamas em 2023
Mais recente onda de violência é um triste lembrete de um conflito que se estende por quase um século
10/10/2023 às 05:00
Editorial: O equilíbrio fiscal e o desafio de proteger o setor produtivo do RN
Proposta de manter a alíquota do ICMS no RN em 20% não é apenas uma questão técnica, mas uma necessidade estratégica
10/10/2023 às 05:00
A simbologia do 08 de março
Confira o artigo de Anísio Marinho Neto desta quarta 8
08/03/2023 às 01:06
Editorial: Uma boa notícia, mas…
Confira o editorial desta sexta-feira, 26
26/08/2022 às 07:19
Editorial: Razões de sobra
Confira o editorial desta quinta-feira, 25
25/08/2022 às 07:12
Editorial: Consequência política
Leia o editorial deste sábado, 20
20/08/2022 às 06:51
Editorial: Tiro pela culatra
Confira a coluna desta sexta-feira, 19
19/08/2022 às 07:20
Editorial: O estilo Rogério de ser
Confira o editorial desta quinta-feira, 18
18/08/2022 às 07:25
Editorial: Exemplo a ser seguido
Confira a coluna desta quarta-feira, 17
17/08/2022 às 07:29
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.