O dia e a hora da onça beber água e da partida de futebol, nessa eleição, para prefeito, já está agendado para 6 de outubro, das 8 horas às 17 horas. Só uma onça vai escapar da mira dos caçadores, quando se aproximar do rio para beber água e voltar vitoriosa para casa. Só um time vencerá a partida de futebol. Como na música “Chegou a hora da onça beber água”, dos sertanejos Zico e Zeca, ¨Quem quiser casa e conforto, vai trabalhar do jeito que eu trabalhei¨.
O candidato ou candidata que quiser vencer essa eleição vai ter que trabalhar muito, para convencer os eleitores que não merece ser abatido nas urnas, no dia 6 de outubro. Somente uma pessoa vencerá para a prefeitura e 29 para a Câmara de Vereadores de Natal. Serão poucos vitoriosos e muitos derrotados na beira do rio, na hora de beber água, ou no campo de futebol, diante do gol. Alguns sequer vão atravessar a floresta ou entrar em campo na hora do jogo, pois vão morrer com os seus sonhos, no meio do caminho.

A eleição é uma caçada. É um jogo de futebol com hora para começar e hora para terminar. É um jogo de sobrevivência, dependendo dos fatores e projetos envolvidos em cada campanha, seja majoritária ou proporcional. Em uma caçada, a onça quer chegar ao rio silenciosamente, sem despertar a fúria dos caçadores e muito menos dos jacarés. Em um jogo de futebol, o jogador quer chegar ao gol, fazendo os dribles necessários. Nas duas situações, cumprir o percurso e alcançar bem o destino desejado não depende só da onça nem apenas do jogador. É como perguntou Garrincha ao técnico da seleção, que dava as instruções antes de um jogo Brasil X Rússia: ¨combinaram com os russos?¨
O candidato ou candidata que não despertar a fúria dos jacarés e dos caçadores, ou que souber combinar com os russos, será aquele com maior chance de vencer as eleições. E os jacarés, caçadores e russos logo mais estarão atentos a cada movimento dos candidatos.
Até o momento, a maioria silenciosa dos eleitores não se empolgou com o processo eleitoral. A vibração maior está entre os próprios candidatos, seus assessores e os conhecidos bajuladores. E juntando todos esses, a quantidade não enche uma kombi, proporcionalmente aos mais de 600 mil eleitores de Natal. E nas falas dos assessores e bajuladores, o que prevalece são os desejos de cada um.
Essa semana começou e vai terminar com novas informações, não necessariamente com informações novas. Segunda-feira foi divulgada pesquisa Brâmane, com o ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) liderando, beirando os 40% de intenção de votos, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT) e pelo deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), empatados em segundo lugar com 17%. Amanhã o instituto Exatus, do Agora RN, divulga sua pesquisa. O instituto ouviu 2 mil eleitores de Natal, para avaliar a intenção de voto para os governos federal, estadual e municipal, consultando também a rejeição dos candidatos e até quem Álvaro Dias deve apoiar, para sucedê-lo.
As onças ainda estão no mato, pensando no caminho, no rio e na água. Os times de futebol estão nos seus centros de treinamento, pensando no jogo, nos dribles e no gol. Caçadores, jacarés e torcedores seguem no aguardo dos próximos movimentos e lances.