O ex-deputado federal Rafael Motta anunciou em ato público, no final de semana passado, que é pré-candidato a prefeito de Natal pelo partido Avante. Rafael Motta foi presidente estadual do PSB até o mês de abril passado, mas teve que deixar o partido. Isso aconteceu devido à pressão do PT sobre o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tirá-lo da disputa em Natal e apoiar Natália Bonavides, deputada federal e pré-candidata do PT.
“Coragem, respeito e liberdade são pilares da nossa caminhada na vida pública, iniciada em 2012, quando eleito vereador em Natal. E foi assim, especialmente em 2022, quando disputamos o Senado contra todas as forças e sistemas políticos, obtendo um total de 385.275 norte-rio-grandenses acreditando no nosso projeto”, disse Rafael Motta quando deixou o PSB e foi procurar abrigo no Avante, para viabilizar sua pré candidatura a prefeito de Natal.
Enquanto Rafael Motta se estruturava no Avante, os pré-candidatos a prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD), Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) foram para as ruas da cidade em busca de apoio popular. Em apenas dois meses, Rafael Motta construiu sua pré candidatura a prefeito de Natal pelo Avante. Nesse período, entre abril e junho de 2024, várias pesquisas de institutos diferentes divulgaram sua pontuação, na faixa dos 5% de intenções de votos.
Agora, como pré-candidato e com o apoio da direção nacional do seu partido Avante, até onde vai a candidatura de Rafael Motta? Essa é a pergunta que todos os outros pré-candidatos devem estar se fazendo.
Por enquanto, a eleição está enfadonha, sem grandes movimentações populares, apenas com reuniões dos pré-candidatos em bairros da cidade. Rafael Motta terá que se esforçar muito, nesse momento de uma pré campanha quase parada, para se tornar um diferencial para o eleitorado natalense e mudar o cenário que vem se arrastando desde o ano passado.
Nessa altura dos acontecimentos, Paulinho Freire e Natália Bonavides torcem para que Rafael mantenha sua candidatura até o fim, porque cada um sonha em chegar ao segundo turno contra Carlos Eduardo. No quadro atual das pesquisas divulgadas, a soma das intenções de votos dos três candidatos fica atrás da posição de Carlos Eduardo. Natalia e Paulinho precisam que Rafael tenha uma boa votação, para que os votos deles possibilitem um segundo turno, já que a eleição é em outubro.
Nessa matemática eleitoral, é preciso saber se o resultado esperado está combinando com a vontade do eleitorado. E se Rafael empolgar seus eleitores, tiver mais votos do que Paulinho e Natália, e acabar alcançando a segunda colocação?
O ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD) lidera com folga a corrida ao Palácio Felipe Camarão. A segunda colocação vem sendo disputada a ferro e fogo entre Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT), que patinam na faixa dos 15% de intenções de votos. Tem muito chão para os candidatos percorreram até o dia da eleição e muita água ainda vai rolar debaixo da ponte. Eleição é sempre uma história construída em um caminho cheio de altos e baixos, atalhos e desvios. Em outubro as urnas vão falar.