A disputa pela indicação para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado foi apertada. De um lado, o nome de Gustavo Carvalho, da oposição. Do outro, George Soares, próximo ao governo. No fim, os deputados estaduais, que tinham o direito de escolha sobre a vaga aberta, foram de George. Trata-se de mais um indicativo de que a governadora Fátima Bezerra (PT) construiu uma maioria na Assembleia Legislativa.
PETISTA FEDERAL E BOLSONARISTA NO RN
Assim tem sido a atuação de Paulinho Freire. Em 76% das ocasiões, o deputado federal votou com o governo, conforme reportagem do Saiba Mais. Só que, aqui, representa maior vantagem se vestir para o pleito municipal de 2024 como bolsonarista. Então, a retórica é outra. O mesmo ocorre com Styvenson Valentim. Ele faz parte da Mesa Diretora do Senado eleita com a força do governismo e seu partido está na base. Aqui, no entanto, aparenta ser oposição ao PT.
ANTIPETISMO SELETIVO
O senador Rogério Marinho disse que o deputado federal Robinson Faria irá sair do PL porque vota com o governo. A questão é que, se isso de fato fosse definidor de questões políticas para Rogério, ele não se aliaria em Natal com Paulinho Freire, que votou em 76% das situações em Brasília com o PT. Sim, é pouco produtivo cobrar uma “coerência” a terceiros, pois na verdade ela é ditada pelo jogo de força do poder. Mas no presente caso serve apenas para dizer que o que está em questão não é ser a favor ou contra o PT. Robinson Faria busca se situar em outro partido e seguiu seu caminho, apenas isto. Perdendo um deputado, Marinho, que é presidente estadual do PL, tentou jogar para a torcida.
REGULAMENTAÇÃO
Apesar de ter se alastrado, o fato é que o Supremo Tribunal Federal não descriminalizou o uso da maconha. Apenas estabeleceu um critério objetivo e quantitativo para definir o que é usuário e o que é traficante, separação já posta na lei. A partir de agora, cairá o subjetivismo que dava amplo poder à autoridade policial para estabelecer a definição, o que gerava na prática a caracterização de traficante para negros, jovens e pobres e usuário para brancos nas mesmas situações.
O PAPA NA ASSEMBLEIA
O ex-deputado e ex-governador Vivaldo Costa, o Papa Jerimum, está de volta à Assembleia. Ela é o suplente de George Soares, que venceu a disputa contra Gustavo Carvalho e ocupará uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE).