BUSCAR
BUSCAR
Opinião

Eleição, golpe e tapetão

Confira a coluna de Savio Hackradt
Redação
06/03/2024 | 07:53

Os candidatos que vão disputar a eleição em Natal compõem um cenário que já está definido, com as candidaturas de Carlos Eduardo (PSD), Natália Bonavides (PT) e Paulinho Freire (União Brasil). São essas três candidaturas que mostraram algum tipo de musculatura política e eleitoral. Pode aparecer ainda uma ou outra candidatura do PSOL e do PSTU, porém, sem chances na disputa e apenas para marcar posição política no processo eleitoral.

Com esse quadro definido, falta um personagem se pronunciar sobre a eleição. É o prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que a essa altura do campeonato sabe que a sua candidata, Joana Guerra (Republicanos), se for disputar a eleição, vai fazer papel semelhante aos candidatos do PSOL e do PSTU.

Urna eletrônica / Foto: Agência Brasil
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O prefeito Álvaro Dias tem dito e repetido à exaustão que só anuncia o apoio a um candidato(a) em maio e que sua preocupação, no momento, é administrar a cidade. E tem razão em querer priorizar suas atenções para o último ano de sua administração. Ele tem feito um esforço tremendo nas suas redes sociais para mostrar obras na cidade e parecer um político popular, próximo do povo. Álvaro Dias quer se apresentar como administrador obreiro e decisivo eleitoralmente, na sua própria sucessão.

De fevereiro de 2023 a março de 2024, foram realizadas e publicadas cerca de 30 pesquisas sobre a eleição para prefeito de Natal, sem contar as que não foram publicadas e são para consumo interno dos partidos políticos. Na verdade, o que se conhece são as publicadas e todas elas, deram a liderança da corrida rumo ao Palácio Felipe Camarão ao ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD). Nos bastidores, se sabe que as pesquisas internas feitas pelos mais variados grupos políticos também confirmam a liderança de Carlos Eduardo. O tempo vai passando e as pesquisas vão indicando, a cada mês, que Carlos Eduardo se consolida junto aos natalenses como o preferido para suceder o prefeito Álvaro Dias.

A realidade vai se impondo dia a dia e o processo eleitoral se afunilando. Nesse caminhar rumo à eleição, em outubro próximo, surgem todos os tipos de especulações e desejos, que transbordam nas mídias tradicionais e sociais. Os adversários de Carlos Eduardo, com medo e covardia de disputar no voto, vez por outra plantam falácias de que ele é inelegível, por ter contas reprovadas no TCE e no TRE. Os fatos são que Carlos Eduardo não tem conta reprovada no TCE e que a conta da campanha de 2022 já foi corrigida perante o Ministério Público Eleitoral, não causando inelegibilidade.

As mídias tradicionais e sociais, em vez de serem palcos para fofocas, deveriam ser os meios para estimular o debate sobre os graves problemas que a população de Natal enfrenta, em diversas áreas essenciais à qualidade de vida, como saúde, educação, transporte público e infraestrutura do turismo, que é o grande motor de desenvolvimento econômico da cidade.

Eleição se ganha no voto e não no tapetão ou no golpe. A tradição golpista no Brasil deve ser jogada na lata do lixo da história. Até outubro tem muito chão para os candidatos percorrerem. Que seja vitorioso aquele que conquistar com base em fatos reais os corações e as mentes da maioria dos natalenses, e que assim, mereça o seu voto.

Os poderes da república em choque
Leia o artigo de Sávio Hackradt desta quarta-feira 21
21/08/2024 às 05:05
Começou a peleja eleitoral
Leia o artigo de Sávio Hackradt deste sábado 17
17/08/2024 às 05:19
Vai começar a peleja
Leia o artigo de Sávio Hackradt desta quarta-feira 14
14/08/2024 às 05:12
O debate da Band
Leia o artigo de Sávio Hackradt deste sábado 10
10/08/2024 às 05:39
O fenômeno Allyson
Leia o artigo de Sávio Hackradt deste sábado 3
03/08/2024 às 05:48
Kassab e o PSD no Rio Grande do Norte
Leia o artigo de Sávio Hackradt desta quarta-feira 31
31/07/2024 às 05:32
A ausência de transparência na prefeitura de Natal
Confira a coluna de Sávio Hackradt desta quarta-feira 16
17/07/2024 às 05:43
O mistério de Fátima
Confira a coluna de Sávio Hackradt deste sábado 13
13/07/2024 às 07:30
A draga fugiu de Sucupira
Confira a coluna de Sávio Hackradt desta quarta-feira 10
10/07/2024 às 08:10