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Sal e Pimenta
Teu corpo tá inflamado e você ainda não sabe o que fazer? Digo que você deve ter estratégias anti-inflamatórias
Confira a coluna Sal e Pimenta desta terça-feira 21
Fabrícia Mesquita
21/09/2021 | 08:08

Corpo inflamado!
E aí, o teu corpo tá inflamado e você ainda não sabe o que fazer? Digo desde já que você deve ter estratégias anti-inflamatórias, tudo associado a comida de verdade! Mas para isso precisamos reduzir ou retirar alimentos considerados inflamatórios:

• industrializados, açúcar refinado, xarope de milho, glúten e lácteos (para algumas pessoas), gordura trans, óleos vegetais, farinhas e pães brancos, álcool e refrigerantes…

Tenha uma alimentação cheia de comida de verdade, faça shots matinais, chás ricos em polifenóis! Variedade em frutas, verduras e ervas no geral. Consuma frutas, oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia e alimentos fontes de ômega 3, como peixes de águas frias e profundas, algumas sementes como linhaça e chia. Outros alimentos com propriedades funcionais e antioxidantes como o gengibre, cúrcuma associada a pimenta preta, cacau, chá verde, pimenta vermelha, suco de uva integral e aveia, também vão ser importantes na diminuição dessa inflamação e você vai sentir cada vez mais os benefícios de DESINFLAMAR!

Saibam que:
Sobrepeso, doenças metabólicas, celulite, câncer, ovários policísticos, endometriose, artrite ou mesmo uma simples dor de cabeça (tudo e beneficiado com uma alimentação anti-inflamatória). E sei que muitos ficam perdidos na hora da escolha do que comer. Lembrem que de forma geral, todas as frutas, vegetais e muitos outros alimentos possuem boa capacidade antioxidante, mas vou citar alguns que possuem capacidade mais concentradas.

  • Cúrcuma (fica uma delícia com ovos mexidos. Adicione uma pitada de pimenta do reino para potencializar a absorção da cúrcuma).
  • Castanha do Pará (1 ou 2 unidades já são suficientes para suprir a necessidade de selênio e outros compostos que também possuem capacidade antioxidante).
  • Açaí (faça um shake ou uma tigela com a polpa do açaí é uma proteína vegana de qualidade. Não esqueça de optar sem xarope, ok?! O açaí em pó também pode ser adicionado em shakes, bolos, cookies e granolas. [opcianal: jabuticaba e ameixa]).
  • Chá Verde (rico em antioxidantes).
  • Frutas Vermelhas (como morango, cereja, framboesa e mirtilo – por possuirem um baixo índice glicêmico, são uma ótima opção para café da manhã. Consuma pura, com sementes de chia ou linhaça, com aveia ou até mesmo em smoothie.
  • Cacau em Pó (pode ser adicionado no café, no leite vegetal e em outras receitas. Ele fica bem em quase tudo!).
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