Todos sabemos que uma alimentação equilibrada é extremamente bem-vinda ao cérebro e, consequentemente, para a memória. Estudos comprovam que frutas, peixes e algumas bebidas são exemplos de alimentos que ajudam a diminuir os esquecimentos do dia a dia.
Os alimentos chamados nootrópicos supostamente são capazes de ajudar a melhorar o desempenho mental sem efeitos colaterais negativos. São alimentos ricos em substâncias que estimulam a nossa capacidade cognitiva, seja por um incremento na memória, atenção, concentração ou motivação. Alguns alimentos nootrópicos são utilizados desde a antiguidade como o café e o cacau, por exemplo.
Os alimentos que têm a funcionalidade de melhorar o estado de atenção e a cognição, podem ser incluídos em um hábito alimentar saudável. São indicados quando há necessidade de melhora na performance do cérebro, da memória e da concentração.

Alguns alimentos:
1- Cacau ou chocolate amargo. São ricos em flavonoides, antioxidantes potentes e substâncias estimulantes que atuam como agentes anti-inflamatórios, beneficiando a saúde cerebral e cardiovascular. Consumir chocolate regularmente pode beneficiar a memória recente e o processamento de informações visuais.
2- Mirtilo. É considerado um dos alimentos mais poderosos para a saúde cerebral por ser uma fruta muito rica em polifenóis antioxidantes, vitaminas e fibras, que possuem propriedades que auxiliam no atraso da deterioração da memória e da cognição.
3- Ovos. São versáteis, sendo possível consumi-los em diversas formas de preparo e em várias refeições durante o dia, além de serem extremamente completos em termos de nutrientes. O alimento é rico em vitamina B12, que ajuda para um bom funcionamento do cérebro e da memória.
4- Brócolis. Os verdinhos como o brócolis, espinafre, couve e rúcula são ricos em ácido fólico, atua na melhoria do DNA das células cerebrais e ajuda a reduzir significativamente o esquecimento.
5- Peixes. Alimento rico em nutrientes, especialmente as vitaminas B6, B12 e o magnésio. É importante revezar entre os peixes mais “magros” e mais “gordos”. No primeiro grupo, estão a tilápia, o linguado e o badejo. Já os mais “gordos” incluem o salmão, o atum e a truta, por exemplo. O salmão também é uma excelente fonte de ômega 3, mas por ser um peixe mais “gordo”, deve ser revezado com as outras opções mais magras.
6- Suco de uva. Na sua forma 100% integral, o suco de uva comprovadamente contribui com a melhora na capacidade cognitiva, principalmente dos idosos. Isso porque no alimento contém proteínas que estimulam novas conexões entre os neurônios.
7- Café. A cafeína, e outros compostos bioativos presentes no café, como o ácido clorogênico e cafeico, contém elementos neuroprotetores que podem manter o cérebro muito mais saudável. Dentre os motivos para consumir café estão: maior alerta mental e melhoria do desempenho cognitivo, otimização da vigilância e do tempo de reação, além de uma melhor performance física.