O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, reuniu todos os secretários municipais com a equipe da consultoria Falconi, responsável pelo trabalho que objetiva melhorar as condições financeiras do município para que Natal possa voltar a ter capacidade de investimentos. Durante a reunião, os auditores detalharam a metodologia do trabalho, que se encontra na fase de levantamento de dados e informações.
Aos auxiliares, Carlos Eduardo determinou “empenho total” no sentido de que colaborem no fornecimento das informações solicitadas, para que as metas estabelecidas pela Falconi sejam atingidas. “A consultoria que está sendo realizada é absolutamente imprescindível para a nossa administração”, ressaltou o prefeito.

Os consultores explicaram quais serão suas linhas de atuação. A consultoria vai atuar em três frentes: formatação de uma reforma administrativa que enxugue a estrutura do Município e propicie uma diminuição de custos; avaliação da folha de pagamento, para identificar possíveis inconsistências e corrigi-las de modo a reduzir o impacto das despesas com funcionalismo nas finanças municipais; e potencialização dos recursos financeiros, com a ampliação da base de receita (sem aumento de impostos) e da diminuição das despesas.
A coordenadora da Falconi em Natal, Mriza Quintão, explicou que a consultoria estará centrada no cumprimento de metas e na interação com os secretários e dirigentes de órgãos municipais. “Vamos fazer tudo juntos, pois nossa filosofia de trabalho é a do ‘ensinar fazendo’. Não trabalhamos com entrega de relatório”, definiu a consultora.