BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Por que picos de insulina são ruins para a saúde?
Confira a coluna Sal e Pimenta desta quinta-feira 5
Fabrícia Mesquita
05/08/2021 | 08:21

Picos de insulina

Por que são ruins?

O que é insulina?
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e é liberado pelo órgão a cada refeição feita, a fim de ajudar o organismo a usar ou armazenar a glicemia que ele recebe dos alimentos.
A expressão pico de insulina é algo muito comentado hoje em dia, pois estamos a todo momento bem próximos dos alimentos e bebidas industrializadas, que por sua vez, possuem alta dose de açúcar em suas composições. Mas o problema em consumir altos níveis de açúcar não é somente em cima da balança não, quando em excesso, ele vai agir de uma forma bem característica, prejudicando demais nossa saúde.

Como evitar os picos de insulina?
Quando os níveis de insulina estão desequilibrados, tende a cair no ciclo da fome e perda de energia constante, comprometendo o metabolismo de gorduras e proteínas, além de gerar o ganho de peso, inflamações recorrentes e desequilíbrio hormonal. Para evitar que o pico de insulina aconteça, é importante prestar atenção ao índice glicêmico de cada alimento. Os carboidratos, apesar de indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo, devem ser consumidos moderadamente, dando sempre preferência aos complexos no lugar dos simples. Consumir fibras durante as refeições também auxilia na hora da absorção do açúcar, fazendo com que ele entre mais lentamente na corrente sanguínea.

Mudança de hábitos!
Por esse motivo, para evitar a variação glicêmica, é de extrema importância começar com a mudança de hábitos, como por exemplo: manter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas regularmente, investir na hidratação diária e sempre ser acompanhado por uma nutricionista, para ser sua aliada na rotina.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.