BUSCAR
BUSCAR
Sal e Pimenta
Muitos estudos investigam o uso de anticoncepcional em mulheres jovens saudáveis e adultas obesas
Confira a coluna Sal e Pimenta desta terça-feira 14
Fabrícia Mesquita
14/12/2021 | 08:57

Anticoncepcional engorda?
Esta é uma dúvida de muitas mulheres. E muitos estudos investigam o uso de anticoncepcional em mulheres jovens saudáveis e adultas obesas. Como esperado, não houve aumento de gordura corporal, ou no consumo alimentar, durante ou após o uso do contraceptivo.

O que ocorre, é que o peso corporal pode sofrer flutuações de água (retenção), a depender da classe de medicamento utilizado, fora aspectos como sono, hidratação, exercício físico, ingestão de sódio, etc…

Um estudo baseado em 18 meses de projeto, mostra que após 6 meses as mulheres do grupo do anticoncepcional tiveram ganho de peso corporal, mas ao avaliarem o consumo alimentar, observou-se aumento da ingestão calórica, mas redução no consumo de proteínas totais!

É muito bem colocado que o ajuste de proteínas auxilia no controle do peso corporal via efeito térmico do alimento, além de gerar saciedade, ou seja, o que você come? Ou ainda, o que você vem comendo desde que começou a usar O anticoncepcional?

Muito provavelmente você tem uma associação (comecei a usar e engordei) sem causalidade! Como está a sua distribuição de carboidratos, proteínas e gorduras?

Pontos importantes:
1. O que é engordar? Ganhar gordura corporal, e não aumentar peso na balança!
2. O que faz você engordar? Consumir mais calorias. Ou seja, se você ganhou gordura corporal, você comeu mais.
3. Anticoncepcional não tem caloria, e não faz você comer mais.

Porém, usar essas afirmações de muleta pode fazer você engordar de verdade!

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.