BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
Garibaldi é o nome do MDB para o Senado, afirma o deputado Walter
A confirmação é do presidente do diretório estadual do partido no Estado, deputado federal Walter Alves (MDB), que afirma que a candidatura, apesar de nascer das bases do partido, dependerá da “vontade do candidato”
Redação
14/05/2021 | 08:26

O ex-senador e ex-governador Garibaldi Alves Filho (MDB) é o nome do MDB para disputar as eleições majoritárias para o Senado Federal pelo Rio Grande do Norte em 2022. A confirmação é do presidente do diretório estadual do partido no Estado, deputado federal Walter Alves (MDB).

Em entrevista ao Agora RN, Walter ressalta as qualidades de Garibaldi como político pelo Rio Grande do Norte e afirma que o desejo pela candidatura majoritária emedebista nasce das bases eleitorais do partido em Natal e no interior do estado, que desejam o retorno de Garibaldi ao Senado.

“Sinto nas bases, com quem eu converso, um desejo sim que Garibaldi se candidate ao Senado, porém, a candidatura depende muito da vontade do candidato para levá-la à frente. Vamos aguardar”, diz Walter nessa entrevista, em que ressalta que ainda é cedo para maiores definições. Confira a seguir:

Agora RN – De que maneira o MDB tem se posicionado frente ao governo federal em Brasília?

Walter Alves – O MDB adotou, desde o início do governo, uma posição de independência. O partido hoje tem duas linhas bem definidas que é a defesa de reformas estruturantes que possam aperfeiçoar o estado brasileiro e sua relação com a sociedade e a bandeira histórica que nunca podemos abrir mão que é a da defesa da democracia. Então, todas as vezes que o governo encaminha reformas e se propõe a debatê-las, conta com a atuação do MDB, nem sempre concordando com tudo o que foi apresentado, mas estimulando o debate e o andamento desse processo. Por outro lado, o MDB tem sido vigilante na defesa das instituições e do fortalecimento da democracia.

Agora RN – Que avaliação faz da gestão do presidente Bolsonaro até aqui?

Walter Alves – Tenho dito que o presidente erra ao adotar a política do confronto. Num momento como esse, mais do que em qualquer outro momento, fica claro que o caminho para o desenvolvimento é o diálogo. Por outro lado, vemos lutas do nosso partido aqui no estado, que é o acesso do povo à água de qualidade, se concretizando através da Transposição do Rio São Francisco e da Barragem de Oiticica, inclusive levadas à frente pelo nosso conterrâneo, ministro Rogério Marinho. Então, um partido que viu a obra de adutoras do governo Garibaldi e a luta de Aluízio pela Transposição, não pode deixar de se associar a essa luta.

Agora RN – Que espera da CPI da COVID?

Walter Alves – Há um ditado extremamente verdadeiro sobre CPIs: “sabemos apenas como elas começam, nunca como terminam”. O meu desejo sincero é que a CPI da Covid possa ainda corrigir alguns erros cometidos e que possamos amenizar ao máximo os efeitos da pandemia. Precisamos, antes de qualquer coisa, salvar vidas. E o lema do momento é vacina, vacina e vacina.

Agora RN – Como está o MDB hoje no RN?

Walter Alves – O MDB do RN saiu das eleições de 2020 muito fortalecido. Fomos o partido que mais elegeu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Isso é um indicativo de que as propostas do MDB, a linha que o partido adota, encontram o apoio popular. O partido está sempre aberto, apoiando as suas bases nos municípios e dialogando com os seus membros e com a sociedade.

Agora RN – O partido já sabe como se posicionar sobre as eleições de 2022 para presidente e para governador e senador?

Walter Alves – Creio ser muito cedo para fechar posição a respeito das eleições do próximo ano, tanto no estado como para presidente. Primeiro, devemos analisar as candidaturas que vão surgir e quais propostas estas candidaturas devem abraçar. No RN, lutamos para transformar o nosso estado, resgatar a capacidade de investimento do governo para que ele possa vir a ser um indutor do desenvolvimento. Temos um legado a defender e realizações em todos os cantos e recantos do RN.

Agora RN – Aqui no Estado, o MDB pretende ter candidatura majoritária?

Walter Alves – O MDB é um partido com história no RN e saiu muito bem das urnas em 2020, o que é um bom indicativo. No momento certo, reuniremos o partido e deliberaremos a respeito.

Agora RN – Descarta uma aliança com o PT de Fátima?

Walter Alves – Fazemos oposição ao governo do RN, temos as nossas críticas, pois observamos que não foi feito o dever de casa de fazer reformas importantes para recuperar a capacidade de investimento do governo, mas sempre nos colocamos a favor de todas as lutas em prol do estado. Fiz até uma crítica contra a política do confronto, então não seria eu a estimular uma postura radical contra quem quer que seja.

Agora RN – Garibaldi deve ser o nome do partido no palanque majoritário de 2022?

Walter Alves – Olha, Garibaldi é sim um nome do partido para cargo majoritário. Tem mais de 40 anos de vida pública, sem nenhuma nódoa, nenhum processo, ficha limpa e muitos serviços prestados. Presidente do Senado, ministro de estado, governador com realizações em todas as áreas (adutoras, hospitais, obras viárias, centros industriais, o governador que mais fez pelo turismo), respeitado por todos e em todos os cantos. Sinto nas bases, com quem eu converso, um desejo sim que Garibaldi se candidate ao Senado, porém, a candidatura depende muito da vontade do candidato para levá-la à frente. Vamos aguardar.

Agora RN – Qual balanço faz do seu mandato até agora?

Walter Alves – O balanço que eu faço é positivo. Faço parte de um estado que passa por muitas dificuldades, o nosso povo é batalhador e pobre e temos entraves históricos a ser superados. Sempre tive em mente e consolidei essa convicção durante a minha atuação política, que devemos lutar pelo fortalecimento dos municípios, que possa ser encerrada definitivamente a política do “pires na mão”. Luto por um Novo Pacto Federativo que está sendo debatido e que as ações cheguem aonde elas são mais necessárias. Faço parte das Comissão de Tributação e Finanças e da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, temas bem afeitos à minha atuação política, sempre buscando recursos para projetos e obras no meu estado. Bato em todas as portas para ajudar o Rio Grande do Norte e os nossos municípios. Com todas as dificuldades, 513 deputados e mais de 5 mil municípios, consegui alocar durante a pandemia 72 milhões de reais para ações no nosso estado. Além disso, defendo uma linha reformista que possa preparar o nosso país para o futuro. Essa pandemia nos mostrou que algumas coisas não podem continuar como estão. Temos que batalhar mais do que nunca por uma educação de qualidade para todos, por uma renda básica universal, pela ampliação do crédito para as famílias e pequenas e médias empresas (relatei recentemente um projeto que amplia as garantias para o crédito e apresentei um substitutivo nesse sentido). Os meus projetos que tramitam na casa têm essa linha, de promoção da cidadania e do bem-estar do nosso povo. Não adianta nos vangloriarmos do país que temos se a maioria do nosso povo sofre e não tem acesso aos bem mais básicos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
“É grave que a candidata não possa ter sido registrada”, diz Lula sobre eleição na Venezuela
Emmanuel Macron, presidente da França, concordou com a fala sobre Corina Yoris e disse que eleição no país sul-americano não pode ser considerada democrática
28/03/2024 às 19:15
Projeto simplifica regularização de atividades nos espaços públicos de Natal
Segundo vereador, lei foi amplamente debatida para garantir que cigarreiras, revistarias, quiosques, ambulantes e artesãos possam trabalhar de uma forma ordenada e com segurança jurídica
28/03/2024 às 18:34
Comissão de Educação da Câmara aprova oito projetos de lei em reunião
Entre os aprovados, está o PL 497/2023, que institui o Programa de Suporte Emocional para crianças e adolescentes nas escolas públicas do município
28/03/2024 às 18:24
Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Condecoração é maior honraria do Brasil dada a um estrangeiro
28/03/2024 às 17:46
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.