BUSCAR
BUSCAR
Sal e Pimenta
Existe vinho laranja? A resposta é: não! Vou explicar e perceberão que é bastante simples de entender
Confira a coluna Sal e Pimenta desta quinta-feira 9
Fabrícia Mesquita
09/09/2021 | 08:32

Vinho Laranja
E existe mesmo vinho laranja? Existe agora mais uma categoria no mundo do vinho? A resposta é: NÃO! Fiquem tranquilos, pois vou explicar direitinho e perceberão que é bastante simples de entender.

– Primeiro ponto pra entender é que ele não é feito de laranjas e não é uma nova categoria no mundo dos vinhos.
– Vinho laranja é como são chamados os vinhos brancos que são elaborados em contato com as cascas das uvas (ou seja, com maceração), assim como acontece na elaboração de vinhos tintos.
– Tradicionalmente, os vinhos brancos são elaborados sem esse contato. O termo mais apropriado seria: vinho branco com maceração.

Como é essa elaboração?
O contato com as cascas dá ao vinho branco aromas um pouco diferentes dos convencionais, e também podem conferir taninos ainda que em pequena quantidade. Isto faz com que estes vinhos apresentem uma estrutura mais firme. Deste modo, são excelentes vinhos para harmonizar com pratos mais ousados, com sabores acentuados.

E quem faz a produção?
Uma região muito famosa para a produção deste tipo de vinho é Friulli-Venezia Giulia, no nordeste da Itália. Um dos mais célebres produtores é o Josko Gravner, que resgatou técnicas ancestrais e fez fama mundial ao produzir um dos mais renomados vinhos laranjas da atualidade. Ultimamente, vem crescendo bastante a produção de vinhos laranja, com ótimos exemplares espalhados em todo o mundo.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.