BUSCAR
BUSCAR
Sistema binário
Em plano de governo, Kelps propõe mão única para Salgado Filho e Prudente de Morais
Candidato a prefeito pelo Solidariedade não especifica qual sentido teria cada uma das vias, mas afirma que as linhas de ônibus seriam deslocadas para o contra-fluxo, com ajuda de "semáforos inteligentes"
Redação
17/09/2020 | 15:43

O candidato do Solidariedade à Prefeitura do Natal, Kelps Lima, sugere implantar um sistema binário envolvendo as avenidas Salgado Filho e Prudente de Morais, duas das principais vias da capital potiguar. Para melhorar o trânsito na região, a ideia dele é que essas vias passem a ter mão única, uma no sentido contrário da outra.

A proposta está no plano de governo apresentado por Kelps à Justiça Eleitoral para as eleições de 2020. A elaboração do documento é obrigatória para todos os que vão concorrer à prefeitura. No plano do governo, devem constar as principais diretrizes da eventual gestão. Reportagem do Agora RN publicada nesta quinta-feira 17 mostrou que Natal terá um recorde de candidatos este ano – serão 14.

Últimos binários

Os últimos binários no trânsito de Natal foram implantados em 2016, durante a gestão do então prefeito Carlos Eduardo Alves.

Os pares de avenidas Miguel Castro e Amintas Barros, Nascimento de Castro e Antônio Basílio e Capitão-mor Gouveia e Jerônimo Câmara passaram a ter mão única em determinados trechos. A avaliação da gestão municipal é de que a medida – que, no início, gerou críticas de motoristas e comerciantes – deu mais fluidez ao trânsito nessas vias.

Apesar das mudanças relativamente recentes, Kelps Lima afirma em seu plano de governo que “Natal está para além de defasada em matéria de binários”. “Vamos corrigir essa rota, porque os binários se impõem, como alternativas menos custosas para destravar o fluxo de veículos em grandes vias e, assim, desobstruir caminhos para o transporte público”, destaca o candidato.

Kelps Lima (dir.) ao lado do candidato a vice-prefeito, Brenno Queiroga – Foto: Divulgação

Ônibus no contra-fluxo

No caso do binário entre Salgado Filho e Prudente de Morais, Kelps não especifica qual sentido teria cada uma das vias, mas afirma que as linhas de ônibus seriam deslocadas para o contra-fluxo, com a ajuda do que ele chama de “semáforos inteligentes”, que seriam controlados por um sistema que aciona ou muda cores dos semáforos de acordo com a leitura das condições de trânsito.

“Essa solução permite melhorar a velocidade de cruzeiro do transporte, que por sua vez impacta (para baixo) o cálculo da tarifa”, finaliza.

O plano de governo de Kelps Lima tem 88 páginas e traz propostas para diversas áreas, como trânsito, educação, saúde, infraestrutura, saneamento básico, esporte e lazer. O documento ainda pode ser retificado ao longo da campanha.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.