BUSCAR
BUSCAR
Sal e Pimenta
Conheça os benefícios da boa mastigação
Confira a coluna Sal e Pimenta desta terça-feira 31
Fabrícia Mesquita
31/08/2021 | 09:35

Benefícios da mastigação
Existem muitos mitos em relação à alimentação e muitos têm dúvidas sobre a mastigação, que influencia não somente na digestão do alimento como também é um dos reguladores da saciedade.

Existem reguladores que determinam nossa ingestão alimentar, e a mastigação é um deles. Nosso cérebro demora em média 20 minutos para entender que estamos saciados a contar da primeira mastigação. Se comermos muito rápido, nossa percepção de saciedade ocorrerá quando o estômago estiver “cheio” e enviar ao cérebro o sinal de plenitude gástrica, o que faz com que a ingestão de alimentos seja maior do que se mastigássemos mais vezes.

A importância de mastigar bem os alimentos, auxilia no processo de digestão, uma vez que esses ficarão melhor triturados e com isso mais fáceis de serem digeridos. Vale salientar também que durante o processo de mastigar, nosso corpo recebe sinais e se prepara quimicamente para digerir e absorver os nutrientes dos alimentos, fazendo com que ocorra uma melhor absorção e digestão dos nutrientes ingeridos e sirva também como um regulador da ingestão alimentar.

Uma técnica muito utilizada na nutrição comportamental é a reeducação dos sinais biológicos de fome e saciedade. E como nutricionista, devo dizer que durante as refeições, façam pausas para perceber a saciedade e a fome. Muitas pessoas se surpreendem com o fato de se sentirem saciados com uma quantidade muito menor de alimentos do que àqueles habitualmente ingeridos.

Com esse simples hábito de comer com atenção aos sinais biológicos de fome e saciedade, muitas pacientes conseguem controlar sem medicação e de maneira natural a ingestão adequada de alimentos. Assim, perdem peso e percebem que de fato comiam em excesso por fatores externos como ansiedade e hábito, não por “fome”.

Desejo que esta matéria ajude vocês a entender que podem controlar a quantidade de ingestão de alimentos com o simples ato de “perceber” os sinais de saciedade. A mastigação será uma ação fundamental nesse processo.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.