BUSCAR
BUSCAR
Sal e Pimenta
Confira as diferenças entre o sal rosa e o sal marinho
Confira a coluna Sal e Pimenta desta quinta-feira 26
Fabrícia Mesquita
26/08/2021 | 10:24

Sal Rosa X Sal Marinho

Vendido em moedores mais atraentes que os tradicionais sacos e em cores que variam do rosa ao preto, o sal ganhou novos nomes e status de uns anos para cá. Ele também saiu da cozinha e invadiu o mercado de beleza e de autocuidado: já é possível mergulhar em piscinas com sal em spas, que ajudam no tratamento de doenças como psoríase.
Mas, você sabe a diferença entre o sal rosa do himalaia e o sal marinho? Vou te contar: é que ele é mais bonito e mais caro. Será que vale a pena mesmo utilizar e investir no sal rosa? Vamos lá!

Confira as diferenças entre o sal rosa e o sal marinho

1. Se você utiliza o sal rosa achando que terá menos sódio, perceba que a diferença é irrelevante. A diferença do sal rosa para o tradicional são as vitaminas e minerais que contém no mesmo, sendo essas em valores insignificantes!
2. Para ter uma quantidade significativa, teria que aumentar mais ainda o seu consumo e não seria o ideal.
3. Além de você pagar mais que o dobro, ainda corre o risco de comprar um produto falsificado! Muito cuidado!

O sal rosa, apesar de ser retirado das montanhas, é uma espécie de sal marinho e todo sal marinho leva resíduos da região de onde foi retirado. A diferença entre os sais pode ser a quantidade de resíduos, impurezas, algas… Mas isso não tem grande impacto na qualidade do sal. Algumas características, como o sabor, podem ser próprias de cada tipo, mas não existem diferenças relevantes em relação ao valor nutricional. De qualquer forma, o importante é manter a ingestão de sal limitada a cinco gramas por dia, conforme é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa quantidade garante a quantidade necessária de iodo para o funcionamento dos hormônios da tireoide, por exemplo. Mas a fama de mau não é sem motivo: abusar do sal pode trazer consequências como pressão alta, câncer gástrico, doenças cardiovasculares e renais. Resumindo, NÃO vale a pena o investimento no sal rosa. A única diferença grande entre eles é o preço! Decepcionado (a) ou já sabia?

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.