05/12/2020 | 06:48
Benefícios do mel
O mel tem propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem inúmeros benefícios à saúde. Rico em antioxidantes que protegem o corpo e o coração do envelhecimento, auxilia na diminuição da pressão sanguínea, dos triglicerídeos e do colesterol, contém propriedades contra bactérias, fungos e vírus, combate a dor de garganta e a tosse e pode ainda ser usado como adoçante natural. Portanto, com todos esses benefícios o mel deve ser consumido com moderação, já que ainda é rico em calorias e açúcar.
Mel e queijos: como colocar em prática
Essa combinação é leve e vai bem em petiscos, saladas, ou pratos quentes. E as opções são tantas… Comece utilizando o mel em sua tábua de frios regando com um fio de mel, ficará com sabor sutil e de fácil de degustar.
Você pode também combinar com saladas, sanduíches, pratos frios… Uma sugestão muito boa é a salada de rúcula com queijo parmesão, presunto parma e fio de mel (essa união terá a acidez do queijo, o amargo da rúcula e o doce do mel).
Nos pratos quentes, harmonize o mel com os queijos de mofo branco como os brie e camembert, como eles são macios, tem a opção de utilizar o mel trufado, conferindo um sabor a mais na preparação, podendo utilizar juntamente frutas secas ou frescas, torradas e castanhas, use a criatividade!
Harmonizando com queijos de mofo azul (roquefort e gorgonzola), quanto mais perspicaz o mel, melhor. Eles têm sabor acentuado. Quando falamos dos queijos maturados (meia cura, parmesão ou canastra), a combinação fica perfeita devido o contraste da acidez.
Harmonização de vinho e mel
Queijos macios, como os do tipo brie e camembert, harmonizam com: vinhos brancos de corpo médio a leve e acidez intermediária (Chardonnay do Novo Mundo e vinhos tintos de corpo leve e de acidez média a acentuada). Os queijos azuis, como os do tipo gorgonzola e roquefort, harmonizam com: vinhos de sobremesa (Vinho do Porto, Sauternes ou Colheita Tardia). Queijos duros, como parmesão harmonizam com Malbec.
Bolo de mel
Ingredientes:
- 1 e 1/2 xic de farinhas (de amêndoas e aveia)
- 1 colher de chá cheia de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 1 colher de café rasa de cravo em pó
- 1colher de café rasa de gengibre em pó
- 1/4 xic de manteiga ghee derretida ou óleo de coco
- 1 xícara de mel
- 2 ovos
- 1/4 xícara de suco de laranja
- Canela (quanto desejar para polvilhar)
Modo de preparo
- Bater tudo no liquidificador.
- Despejar numa fôrma untada.
- Levar ao forno por 20 min a 180°C.
- Polvilhar com canela.