BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Confira a coluna “Sal e Pimenta” desta terça-feira 13
Confira a coluna Sal e Pimenta desta terça-feira 13
Fabrícia Mesquita
13/07/2021 | 10:18

QUEDA DE CABELOS PÓS-COVID

Muitas pessoas vêm reclamando que após ter tido a covid, houve uma queda imensa dos cabelos, mesmo depois de meses após a recuperação. É muito normal cair vários fios de cabelo por dia, eles estando em seu ciclo final (a fase telógena). E, quando cai um volume maior nesse ciclo, denominamos de eflúvio telógeno.

QUAL A RELAÇÃO ENTÃO DO COVID-19 COM A QUEDA IMENSA DOS CABELOS?

Os estudo ainda não são suficientes, mas como esta queixa vem sendo bastante comum nos pacientes pós covid, pesquisadores vêm investigando a relação. E, 3 estruturas possíveis foram expostas para tentar explicar como a infecção por covid-19 poderia provocar o eflúvio telógeno.

Aumento das citocinas pró-inflamatórias, o que possivelmente pode estar relacionado a um risco maior dos cabelos mesmo na fase de seu ciclo final, devido ao estado pró-inflamatório.
Formação de microtrombos, que podem obstruir o suprimento sanguíneo do folículo piloso.
Deficiências nutricionais: zinco, vitamina D

OBS.: lembrar que o organismo nunca prioriza os micronutrientes para anexos cutâneos (cabelos, pele e unhas). Isso significa que se está faltando nutrientes para processos biológicos vitais, não vai ter o suficiente para os nutrientes para os anexos.

Notícia ruim

Pode levar até 18 meses para que a espessura do cabelo volte ao normal.

Notícia boa

Estratégias nutricionais para correção de deficiências nutricionais e modulação da inflamação e do estresse oxidativo podem auxiliar no tratamento de Eflúvio Telógeno.

Zinco, biotina, vitamina D ferro, vitaminas A, C, E, complexo B, ácido fólico, silício, magnésio e aminoácidos de queratina, peptídeos de colágeno, e compostos bioativos anti-inflamatórios e antioxidantes são importantes para o tratamento do eflúvio telógeno.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.