BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna “Sal e Pimenta” desta quarta-feira 3

03/03/2021 | 02:26

Você sabe escolher corretamente as frutas?

Hoje darei dicas de como escolher a sua fruta da forma correta, pois fruta boa é aquela que quando vamos comê-la, está no auge da doçura, perfeita para ser consumida in natura ou em saladas, sucos, drinques ou na comida. Terrível quando você escolhe sua fruta e quando chega em casa e abre, ela está podre ou não está saborosa.

Você nunca deve comprar frutas que estejam com cascas moles, manchadas, mofadas ou com qualquer alteração em sua cor característica. A polpa também não pode estar amolecida e a casca não deve conter perfurações, rugas ou rachaduras. E, quando for sentir o aroma, qualquer modificação no cheiro característico da fruta, vai mostrar que ela está sem qualidade.

Opte sempre pelas frutas da época, elas têm mais nutrientes e sabor. Além de serem fontes de vitaminas e nutrientes, as frutas são essenciais para uma dieta balanceada e saudável. Por isso, saber escolher sua fruta, seja no mercado ou em feiras livres, vai te garantir o sabor perfeito. Abaixo, dicas para você não errar!

ABACAXI
Quando o aroma está bem doce, o abacaxi está bem maduro. Outra dica é dar uma apertadinha no fundo: quanto mais firme, mais verde.

MELÃO
Deve ter cor forte e casca firme, porém rugosa. Se você sacudir o melão e perceber as sementes soltas, isso quer dizer que ele está maduro. Outra dica é o cheiro do melão, deve ter odor levemente frutado. Não compre os que estiverem com odor muito forte ou cheiro de mofo, pro avelhantado não estarão bons.

MELANCIA
Quanto mais alongada, mais aguada. Quanto mais redonda, mais doce. Se a haste da fruta estiver seca, quer dizer que ela está madura. Se estiver verde, significa que não completou o processo de amadurecimento. Importante observar as manchas na casca, se estiverem muito brancas (ou caso não tenha manchas), a melancia foi colhida muito verde, podendo não ser tão saborosa. Se as manchas forem amareladas, é um bom sinal: significa que ela permaneceu mais tempo no chão enquanto completava o processo de amadurecimento.

MARACUJÁ
Dê preferência às frutas levemente enrugadas, se elas estiverem enrugadas demais, quer dizer que passou do ponto. Ao chacoalhar a feira e você perceber uma grande quantidade de liquido, será um bom maracujá. Prefira os mais pesados, eles estarão mais maduros.

LARANJA E LIMÃO
Quanto mais brilhante e lisa a casca estiver, melhor estará. Repare ainda se não tem muitos machucados.

UVA
Prefira os cachos cheios e firmes. Observe se a fruta se desprende facilmente do cacho. Se sim, é sinal de que ela já está muito madura.

MAÇÃ
Deve ter consistência firme, com a casca lisa e sem machucados. Escolha as maçãs mais vermelhas – elas são mais doces.

BANANA
A parte amarela deve predominar sobre as manchas marrons e pretas. Quando for comprar bananas para amadurecer em casa, escolha as que estiverem firmes e com pontos verdes em sua casca (não escolha bananas totalmente verdes).

Como armazenar as frutas

Para armazenar as frutas, procure sempre locais frescos, secos e longe de insetos. Mas, se a fruta estiver madura, o ideal é que sejam refrigeradas, pois são mais sensíveis, e, ao contrário, as frutas “verdes” devem ficar fora de refrigeração até que amadureçam por completo. Uma dica: antes de colocar qualquer fruta na geladeira, elas devem ser lavadas e higienizadas. E, somente depois de secas e embaladas em sacos apropriados é que elas podem ser guardadas na geladeira, desta forma evitamos a contaminação de outros produtos armazenados junto com elas.

Receita de salada de frutas
Rendimento: 1 tigela grande
Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes:
5 maçãs
5 pêssegos ou nectarinas
3 1/2 colheres de sopa de açúcar demerara ou refinado (para caramelizar somente as maçãs, use 2 1/2 colheres de sopa) OU
3 1/2 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga (para caramelizar somente as maçãs, use 2 1/2 colheres de sopa)
canela a gosto (apenas para as maçãs)
5 ameixas
2 mãos cheias de uvas (cerca de 800g)
1 mão cheia de cerejas
folhas de hortelã ou manjericão para decorar

Modo de preparo

Descasque as maçãs e corte-as em gomos (cada maçã dá de 8 a 10 gomos). Em fogo médio, derreta o óleo de coco ou a manteiga em uma frigideira e coloque os gomos lado a lado, uma camada por vez, de preferência. Polvilhe açúcar e canela. Assim que tiver formado uma casca fina e dourada escura, vire os gomos e deixe dourar o outro lado.

Retire as maçãs e repita o processo, fazendo apenas uma camada de cada vez. Se quiser, faça o mesmo com os pêssegos ou nectarinas. Lave, seque e corte as outras frutas, caso necessário. Depois que as frutas caramelizadas tiverem esfriado, junte todos os ingredientes e decore com folhas de hortelã ou manjericão.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.