11/01/2021 | 06:14
PARA ONDE IRÁ BOLSONARO?
Qual será o futuro partido do presidente Bolsonaro? Sem filiação, a reeleição é impossível. Em 2019, Bolsonaro deixou o PSL, partido no qual se elegeu. Não deu certo a tentativa de criação do “Aliança pelo Brasil”. Bolsonaro já se filiou a oito partidos políticos. Atualmente, oportunistas de plantão tentam “atrai-lo”. O PP, sinônimo de “centrão” e escândalos na Lava Jato, seria o maior interessado, porém os atuais dirigentes não abdicam do controle da legenda, o que é reivindicado por Bolsonaro. Foi o PP onde o presidente passou mais tempo na política – 11 anos – e é a legenda, que hoje dispõe de muitos recursos. Em 2020, teve à disposição R$ 140 milhões. Poderá haver surpresa na opção presidencial. Fala-se, que a legenda trabalhada em silêncio seria a “democracia cristã”, a mesma na qual ele iniciou a carreira política, como vereador, em 1989. O antigo PDC é hoje o PC (Partido Cristão), presidido pelo ex-deputado federal José Maria Eymael. O maior obstáculo é o PC não ter bancada federal, nem tempo de horário gratuito. Mas, esse fato “facilita” na formação da base aliada. Em 2018, o PSL era minúsculo e Bolsonaro ganhou a eleição. Ademais, a dificuldade seria resolvida em 2022, com uma coligação ampla, que é permitida na eleição majoritária. A democracia cristã tem expressão internacional, a começar pela primeira ministra Ângela Merkel, da Alemanha.
OLHO ABERTO
- Washington DC, o palco da “baderna” ordenada pelo ex-presidente Trump, era chamada por George Washington e Thomas Jefferson, “a cidade sobre a colina”, ou “o farol da democracia”.
- Não foi a primeira vez que o “Capitólio” sofreu ataques. Em 1814, já sede do Senado e da Câmara dos Representantes dos EEUU, foi deixado em chamas pelos britânicos e a Casa Branca também.
- Outras datas relembram ataques ao mais poderoso país do mundo: 7 de dezembro de 1941, o ataque japonês a Pearl Harbor e o 11 de setembro de 2001, destruição das Torres Gêmeas pelos aviões desviados pela Al-Qaeda.
- A essa altura, pouco efeito prático daria o impeachment contra Trump. Faltam 10 dias para o fim do mandato. Para aprovar no Senado, os democratas teriam que convencer 18 republicanos. Impossível.
- Melhor será que Trump responda na justiça pelos crimes cometidos, julgado e, se condenado, preso. Ele não pode continuar nas manchetes, no início do governo Biden, cuja missão maior é reconstruir o país.
D. Jaime
D. Jaime Vieira Rocha celebrou 25 anos de episcopado. Na missa de Ação de Graças, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, homenageou o prelado com “moção” de congratulações. D. Jaime é hoje uma referência da Igreja brasileira. Respeitosos cumprimentos.
Natal
Natal é uma cidade de assalariados e o pagamento do IPTU se transforma em tortura para os orçamentos estrangulados. Considerando a catástrofe epidêmica, seria justo aumentar o desconto para 25% no pagamento antecipado, ao invés de 16% e prorrogar o prazo até 16 de março próximo, no mínimo.
Parcelas
Poderia até dividir em duas parcelas o pagamento antecipado. Medidas desse tipo contribuem para aumentar a arrecadação, em momento de crise.
Rosalba
O projeto político da ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, é se candidatar a deputada estadual em 2022.
Monsenhor Tércio
A morte do Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, de Caicó, desfalca a Igreja Católica de um pastor abnegado, com mais de 60 anos de sacerdócio. As suas marcas de vida vão além do pastoreio e se revelaram na grande contribuição dada à educação e à comunicação social.