BUSCAR
BUSCAR
Informação e opinião
Confira a coluna “Por trás da notícia” de Ney Lopes desta segunda-feira (8)
Redação
08/03/2021 | 08:11

Salve a mulher!

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, cuja origem é a greve das mulheres que trabalhavam 14 horas diárias numa fábrica de confecções em NY. Outros indicam que a data surgiu na Revolução da Rússia de 1917, quando operárias reivindicaram melhores condições de trabalho em protesto contra o Czar Nicolau II.

Oficialização
O chamado Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU somente em 1975.

Pioneirismo do RN
Em Mossoró, a professora Celina Guimarães Viana, nascida em Natal, foi a primeira mulher a se registrar eleitora no Brasil (1927). Em 1928, outra potiguar, Alzira Soriano, de Jardim de Angicos, tornou-se a primeira mulher da América Latina a ser eleita prefeita do município de Lajes. Em 1934, a potiguar Maria do Céu Fernandes, nascida em Currais Novos, tornou-se a primeira mulher brasileira eleita para Assembleia Legislativa estadual.

Brasil
Em 2006 foi sancionada a Lei n. º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, em homenagem à farmacêutica que sofreu violência do marido. A lei é considerada marco na luta das mulheres brasileiras contra a violência doméstica.

Mundo
A data é feriado em mais de 25 países, incluindo China, Vietnã, Uganda, Afeganistão, Cuba e Rússia. No Nepal, feriado só para as mulheres. Em Portugal celebra-se com flores, jantares e festas para às mulheres.

Curiosidade
O Homem também tem o seu Dia Internacional comemorado no Brasil, em 15 de julho, desde 1992.

Mensagem
Ainda não acabou a luta das mulheres para melhorar a vida e alcançar seus direitos. Afinal, todo o dia é dia da mulher!

Olho aberto

Agradecimento
Agradeço as gentis mensagens enviadas sobre a coluna. O nosso propósito é informar com opinião, sem pretensões de ser o dono da verdade. Apenas, o exercício de um direito constitucional.

Iraque
O Papa Francisco retorna hoje à Roma, após visitar o Iraque. Viagem que o credencia a receber o prêmio Nobel da Paz. O cristianismo no Iraque é uma das religiões mais antigas, senão a mais antiga do mundo, e está perigosamente perto da extinção.

Bíblia
Há muito mais cidades e lugares mencionados na Bíblia que estão localizados no Iraque, do que em Israel e nos territórios palestinos

Parlamentares
Não sou daqueles que buscam “holofotes”, condenando a classe política. Sem ela, não há democracia. Porém, não se pode deixar de condenar a “manobra” no Congresso, para aumentar em 18.4 bilhões, o valor das emendas parlamentares.

Bom recordar
Nas recentes eleições das mesas do Congresso foram gastos R$ 3 bilhões de recursos extraordinários, distribuídos com deputados e senadores.

Exemplo
Numa hora que não se sabe de onde tirar dinheiro para auxílio emergencial e compra de vacinas, “todas” as “emendas parlamentares” deveriam ser para essas ações, ao invés de alimentarem os colégios eleitorais, “comprando” escancaradamente votos para as reeleições em 2022.

Contra Covid
A Merck anuncia comprimido contra a Covid. O tratamento oral com molnupiravir apresentou na fase 2 resultados promissores, com rápida redução da infecção.

Veto
O PT deseja frente ampla contra Bolsonaro, mas não apoia Ciro Gomes. Esse é o “trunfo” de Ciro para autoproclamar-se de centro-esquerda. Já adota estilo semelhante a Lula de “paz e amor”.

Contaminação
Cerca de 165 congressistas pegaram Covid. Corresponde a 27.6% do Congresso.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.