BUSCAR
BUSCAR
Informação e opinião
Confira a coluna de Ney Lopes desta segunda-feira 14
Por Ney Lopes
14/12/2020 | 13:43

Por trás da notícia

PANDEMIA, ESCOLAS E COMÉRCIO

Em Natal, o comércio abriu em agosto, as escolas em setembro e o “pico” da pandemia surge em novembro. O prefeito Álvaro Dias tentou, por decreto, restringir a campanha política na cidade, mas prevaleceu o argumento de que era “inconstitucional” (imaginem!). Deu no que deu! Os fatos mostram que nos shoppings, restaurantes, escolas e eventos autorizados na capital foram cumpridos os protocolos de segurança e não há evidências de transmissão do vírus. A causa do avanço da epidemia esteve nas ruas, aglomerações, comícios e sobretudo na rebeldia de quem não aceita cumprir as precauções que a ciência recomenda. Na verdade, o único método eficaz de combater a pandemia é o isolamento social, uso correto de máscaras, álcool em gel e a lavagem das mãos. Quando atendidas essas exigências, “com rigor”.

OLHO ABERTO

1 . Pressionado, o governo federal apresentou no sábado 12, ao STF, o Plano Nacional de Imunização, sem data para início da vacinação. Influíram na decisão do Planalto: a posição do governador João Doria e o temor de uma “liminar” do STF.

2. No plano apresentado, o governo cita 150 pesquisadores, que teriam colaborado. Entretanto, 36 deles protestaram, dizendo que nunca foram consultados.

3. Enquanto isto, o México já aprovou a vacina em caráter emergencial e começa a imunizar. Seguem esse mesmo caminho, os Estados Unidos, Reino Unido (pioneiro), Canadá, Bahrein e Arábia Saudita.

BOLSONARO EM PIRANGI

Circula a informação, ainda não confirmada, de que o presidente Jair Bolsonaro poderá passar um período de descanso na casa do ministro Fábio Faria no Condomínio Porto Brasil, em Pirangi. No final do ano ou no Carnaval.

MARACAJAÚ

A mesma fonte bolsonarista afirmou que a família presidencial estaria desejando adquirir terreno na praia de Maracajaú. A atração seriam os famosos mergulhos, que permitem contemplar os peixinhos coloridos e a beleza dos corais da região, conhecidos como “Parrachos”.

PREVISÃO

Se o “jogo” na Câmara Federal for de “cada um por si”, o presidente Bolsonaro poderá emplacar aliados nas duas Casas. Há indícios (????) de que o PT negocia com Arthur Lira, o preferido do governo, a revisão da Lei da Ficha Limpa. Verdadeiro “vale tudo”!

 PATRIOTAS

Adilson Barroso, presidente nacional do Patriota, diz que o partido “está de braços abertos para receber Bolsonaro”, de olho na disputa em 2022. Em 2017, o presidente quase se filiou ao partido, mas acabou no PSL.

MOURÃO

Nos “bastidores” de Brasília, é percebido que se repete a postura de Dilma em relação a Temer. Bolsonaro deixou até de cumprimentar o vice Mourão. Sobre o leilão da tecnologia 5G, que envolverá investimentos fabulosos, o presidente desautorizou o vice a opinar e disse que só ouviria o seu ministro Fábio Faria.

SUSSURROS

Michel Temer poderá assumir o Ministério das Relações Exteriores, substituindo Ernesto Araújo.

DATAFOLHA

Levantamento do Datafolha mostra que 22% dos brasileiros disseram que não planejam se vacinar, enquanto 73% disseram que vão participar da imunização.

FERNANDA TORRES

“O jeito é acender 50 velas de sete dias, virar um Frontal natalino e acordar só no Carnaval de 2022 cantando: ‘Ei, você aí! Me dá uma vacina aí! Me dá uma vacina aí!’.

TAP

A TAP está por um “fio”. Para não falir, depende da aprovação de financiamento de 1,2 bi de euros pela Comissão Europeia. Há previsões de que a injeção financeira teria de alcançar três bilhões de euros, até 2024.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.