BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Ney Lopes desta quinta-feira 17

17/12/2020 | 06:16

A AUDÁCIA E A PRUDÊNCIA DE ROGÉRIO MARINHO

Napoleão, imperador francês, dizia que “a arte de vencer é a arte de ser ora audacioso, ora prudente”. O ministro e conterrâneo Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, ao conceder ontem, 16, entrevista à “Inter TV RN”, mostrou que, para conseguir significativas vitórias em benefício do nosso Estado e do país, agiu com audácia e prudência, nos bastidores do poder federal.

A audácia foi a coragem de enfrentar o “poderoso” Ministro da Economia e reivindicar mais dinheiro para o seu Ministério, com a finalidade de retomar parte das 30 mil obras estacionadas e não paralisar aquelas em andamento.

A prudência foi agir com extrema habilidade política, sempre creditando ao presidente Bolsonaro o sucesso das metas que anunciava. Vejamos as conquistas anunciadas pelo Ministro Rogério Marinho, em sua entrevista à “Inter TV RN”, vinculadas diretamente ao nosso estado.

Olho aberto

  1. A estratégia do ministro-potiguar deu certo. Seis mil obras paradas estão sendo concluídas no país neste ano, mesmo com as dificuldades da pandemia. Cabe registrar que o nosso Rio Grande do Norte, conhecido como a “terra do já teve”, é um dos estados mais beneficiados com obras, que atingem cerca de 500 mil habitantes.
  2. O projeto de transposição do rio São Francisco começou há mais de 15 anos. A construção da barragem de Oiticica, no RN, já dura mais de 30 anos. Essa barragem é a primeira represa a receber as águas do São Francisco em solo potiguar. Finalmente, o “Velho Chico” chegará ao Estado no município de Jardim de Piranhas, fronteiriço à Paraíba e escoará até Jucurutu, alcançando a barragem de Oiticica para armazenamento. A inauguração já está prevista para período entre outubro e dezembro de 2021.

Projeto Seridó
O projeto Seridó é outro avanço. O curso do rio Piranhas-Açu prosseguirá de “Oiticica” até a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (maior reservatório do RN), no município de Açu, permitindo o abastecimento, através da “adutora Seridó”, de todos os municípios seridoenses.

A oferta d’água chegará em dezenas de municípios e milhares de pessoas, nas regiões Seridó, Oeste e Central potiguar.

Presente de Natal
O “presente de Natal”, segundo expressão do próprio ministro Rogério Marinho, será o início do ramal do Apodi, que proporcionará a integração dos açudes de Pau dos Ferros e Santa Cruz.

Nesta região ficam as maiores fazendas de produção de melão do estado, que é o maior exportador deste tipo de fruta do país, além da produção de outros alimentos de exportação.

O ramal do Apodi atingirá 54 municípios das regiões do Médio e Alto Oeste potiguar, incluindo a segunda maior cidade do estado, Mossoró.

Justiça
A chegada do chamado “cinturão das águas” irá gerar cerca de 10 mil empregos no RN.

As ações do Ministério do Desenvolvimento Regional no RN incluem ainda, a expansão do sistema VLT, que oferecerá transporte urbano de qualidade e barato no “Grande Natal”.

Estão previstas extensões interligando Parnamirim, São José de Mipibu e Papari, em Nísia Floresta, além do trecho Natal- Extremoz – Distrito Industrial, que ofertará transporte para cerca de 30 mil trabalhadores.
Tais iniciativas do ministro Rogério Marinho, com o apoio do Presidente Bolsonaro, significarão divisor de águas para a economia norte-rio-grandense. Por justiça, merecem registro e aplausos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.