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Gastronomia
Confira a coluna Sal&Pimenta desta quarta-feira 9

09/12/2020 | 07:07

INTESTINO PRESO
Vamos falar hoje de um assunto muito comum entre as mulheres, infelizmente… estou me referindo a prisão de ventre, intestino preso ou constipação intestinal, como preferirem! Se você está sofrendo disso, então você anda fazendo algo de errado com a sua alimentação para ele estar tão preso! Mas… você sabe como fazer isso? Provavelmente você vai precisar mudar alguns hábitos alimentares, é isso mesmo, terá que passar por aquela que eu chamo de reeducação alimentar. E para ajudar, aqui vai uma lista de alimentos ricos em fibras que você poderá adicionar tranquilamente em seu cardápio diário, sem necessitar de grandes esforços!

ALIMENTOS COM FIBRAS PARA AJUDAR COM O INTESTINO PRESO
Massa-integral – sabe aquele pãozinho que você consome pela manhã? Opte pelo integral, troque também o macarrão do domingo, pelo macarrão integral.

Cereais – use o arroz integral que é mais saudável e maior quantidade de fibras em relação ao arroz polido. Invista nessa troca, seu intestino agradece. O milho é outro e vai muito bem em saladas ou, para acompanhar carnes, seja o grão refogado, seja a espiga cozida. A aveia é outro cereal; me diz quem resiste a uma banana amassada com aveia? Você pode acrescentá-la também em vitaminas, bolos, pães e biscoitos.

Leguminosas – essa é a família do feijão, da ervilha, da lentilha, do grão de bico e da soja. Na alimentação nossa de cada dia, ela deve aparecer, ao menos em uma refeição (almoço ou jantar).

Frutas – pode ser a que você preferir, mas o importante é comer de 3 a 4 porções, todo dia. Há uma infinidade de opções para escolher: banana, maçã, pêra, mamão, tangerina, uva, manga, melancia, melão, etc. Você pode usá-las também para fazer suco. Adote as frutas no café da manhã e nos lanches da manhã e da tarde.

Legumes e Verduras: berinjela, cenoura, abóbora, abobrinha, beterraba, alface, rúcula, agrião, chicória, almeirão, repolho etc. Opção é que não falta! Faça cada dia um e consuma tanto no almoço quanto no jantar, sendo o ideal ter uma porção de legumes e uma porção de verduras nessas duas refeições. Os que puderem ser ingeridos crus é melhor, já que apresentam maior quantidade de fibras quando comparado à esses vegetais cozidos, refogados, assados ou fritos.

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA PRISÃO DE VENTRE:
Não podemos falar de fibra sem falar da água, sem a ingestão correta, o efeito que terá, será totalmente o oposto do esperado, ou seja, ficará com seu intestino na cadeia, com prisão perpétua. Portanto, invista no consumo de água, tome ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. Sentirá o quanto seu corpo funcionará melhor, inclusive seu intestino. O segredo para o bom funcionamento do seu intestino é: alimentação saudável preferencialmente rica em fibra + consumo de água em quantidade adequada + prática de atividade física.

SUCO LAXANTE

Ingredientes:

3 colheres de sopa de polpa de maracujá, com sementes
1/2 cenoura

1 folha de couve

150 ml de água

Todos os sucos devem ser batidos no liquidificador e tomados logo a seguir, para um melhor aproveitamento dos nutrientes. Além disso, pode-se adicionar sementes como chia e linhaça a todas as receitas, pois elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais que também melhoram a saúde intestinal.

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