BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna “Sal & Pimenta” de quarta-feira 20

20/01/2021 | 07:51

Abacaxi é tudo de bom!

A fruta escolhida de hoje foi o abacaxi, notem como ele é poderoso! Além de ser delicioso ainda é rico em diversos nutrientes. Pode ser consumido in natura, em sucos ou em sobremesas, na quantidade certa ele pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde. Seu alto valor nutritivo pela presença de sais minerais e vitaminas é um dos destaques da fruta.

Benefícios do abacaxi

· Ajuda no emagrecimento
· Previne gripes, tosses e resfriados
· Auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios
· Aliado das unhas, pele e cabelos
· Ajuda a preservar a memória
· Pode ser consumido durante a gravidez
· Auxilia no controle do colesterol e triglicérides
· Melhora o sistema imunológico
· Controla a coagulação sanguínea
· Previne o envelhecimento
· Protege a visão
· Tem substâncias capazes de prevenir a asma
· Melhora as condições do trato digestivo
· Ótimo aliado da saúde bucal
· Contém iodo, que reduz câimbras e regula a tireoide.

Como comer abacaxi

O abacaxi, por ser uma fruta ácida combina com outras frutas da mesma categoria, em uma salada de frutas por exemplo, ou utilizado em saladas de vegetais verdes-escuros, além dos sucos detox. Falando nutricionalmente, as combinações incluem os vegetais verde-escuros por o abacaxi ser uma ótima fonte de Vitamina C e ter a função de auxiliar na absorção do ferro. Ele podem pode ser inserido em sobremesas após refeições contendo carnes, pois a bromelina ajudará na digestão das proteínas.

Casca do abacaxi

Além da polpa da fruta, a casca do abacaxi também pode ser consumida e possui muitos benefícios. Ela deve ser ingerida em forma de chá e possui grandes fontes de vitaminas importantes, sendo a principal, a vitamina C, já conhecida por prevenir a gripe, mas também por ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle.

Contraindicações

Os pacientes com Gota, artrite reumatoide e úlceras pépticas devem consultar o médico ou nutricionista antes de consumir a fruta para que sejam orientados em relação a quantidade que pode ser ingerida sem riscos à saúde. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo em excesso e fazer acompanhamento médico.

Ao contrário do que se pensa, quem sofre de gastrite pode sim consumir a fruta, desde que evite os excessos. O recomendado é que, seu consumo não seja feito isoladamente, e sim em conjunto com alimentos como castanhas, sementes ou vegetais, pois estes minimizam os efeitos da acidez no sistema digestório.

Surpresa de abacaxi gelado com gengibre

Ingredientes

1 pacote de gelatina dietética sabor abacaxi
1 copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de maca peruana
1 colher chá gengibre ralado
Raspas de limão para enfeitar.

Modo de preparo:

Preparar a gelatina de acordo com as instruções da embalagem.
Levar para endurecer. Quando estiver no ponto correto, consistente, bater com o mixer a gelatina, iogurte, a maca e o gengibre. Distribuir em tacinhas e levar a geladeira por 2 horas. Salpicar raspas de limão antes de servir.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.