BUSCAR
BUSCAR
Alimentação
Confira a coluna “Sal e Pimenta” desta quinta-feira 25

25/02/2021 | 00:30

Oi, pessoal! Vocês sabem a diferença de índice glicêmico e carga glicêmica? Provavelmente já deve ter escutado falar neles e apesar de parecidos, os dois termos têm significados diferentes, que influenciam na produção de energia para o organismo e na sensação de saciedade entre uma refeição e outra. Já falei por aqui a respeito do IG, mas vou te mostrar hoje, a diferença para que entenda e não confunda jamais.

Índice Glicêmico (IG)

Refere-se à medida da velocidade que um carboidrato é absorvido pelo organismo e se transforma em glicose no sangue. Isso significa que alimentos com IG elevado, são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, ocasionando picos de glicose, estimulando a produção de insulina pelo pâncreas e fornecendo energia rapidamente. Exemplos de alguns alimentos com alto IG: como a melancia, o mel, o milho e as barras de cereais.

Já os alimentos que possuem um IG baixo são absorvidos lentamente pelo organismo, alterando gradualmente os níveis de glicose no sangue, logo, a produção de insulina também acontece de forma gradativa. Deste modo, para os diabéticos, consumir alimentos com baixo IG, como o arroz integral, o tomate, a soja, a abobrinha e o brócolis, é uma boa opção para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue.

Carga Glicêmica (CG)

Diferente do índice glicêmico, a carga glicêmica não mede a velocidade em que um carboidrato se transforma em açúcar, mas indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento.

Para calcular a CG de um alimento, basta multiplicar o IG pela quantidade em gramas de carboidrato e dividir por 100. Assim, é possível controlar a qualidade e a quantidade de carboidratos ingeridos. Um detalhe importante quando se fala em índice e carga glicêmica, é que a velocidade da absorção de um carboidrato não está relacionada à quantidade de carboidratos presentes no alimento, ou seja, um alimento pode ter um índice glicêmico alto e uma carga glicêmica baixa.

Atenção: antes de eliminar alimentos do cardápio é recomendável consultar um nutricionista e/ou um médico para que não ocorra a perda de nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.