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Gastronomia
Confira a coluna “Sal e Pimenta” desta quarta-feira 7

07/04/2021 | 00:58

PROBLEMAS NA CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA?

Muitos pacientes sempre comentam que estão esquecidos e que não se concentram. E muitas pessoas estão comentando que, após ter tido covid também estão com esse tipo de problema. Se você tem falhas de memória ou muita dificuldade em se concentrar, existe uma vitamina que pode te ajudar muito com isso.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Talvez você já tenha escutado falar na vitamina B12 e em sua importância para o nosso organismo. Por isso, vou esclarecer de uma forma simples sobre ela.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A deficiência desta vitamina está cada dia mais comum e está ligada a alterações de memória, falta de concentração, mudanças de humor e depressão. Afinal, ela é muito importante para o sistema cognitivo (que envolve fatores como a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc). Um ponto importante é que a vitamina B12 está presente nos alimentos de origem animal, por isso é muito comum a deficiência da mesma em vegetarianos e veganos , onde o consumo destes alimentos é baixo ou zero. Porém, a deficiência está mais comum até para aqueles que consomem carne frequentemente.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O problema não é a falta de consumo, mas na má absorção e metabolização. O uso frequente e banalizado de antibióticos e medicamentos para desconfortos do estômago pode ser uma das causas. Além disso é comum entre idosos e indivíduos que têm má produção de ácido do estômago, que consomem poucas proteínas na alimentação ou que apresentam problemas na absorção dos nutrientes. É comum as pessoas passarem anos sem sentirem os sintomas da falta dessa vitamina no organismo. Portanto, fique sempre atento quanto a isso, pois a longo prazo pode trazer manifestações neurológicas irreversíveis!⠀⠀

PREVENÇÃO

A vitamina B12 pode ser avaliada por um exame simples de sangue e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Não deixe de fazer esse acompanhamento mesmo se sua alimentação for variada e com alimentos de origem animal, pois outros fatores podem influenciar.

O QUE UMA DEFICIÊNCIA LEVE E GRAVE DE B12 PODE CAUSAR, FÍSICA E PSICOLOGICAMENTE?

A deficiência de vitamina B12 no organismo pode impactar de várias formas, leve e gravemente, afetando o corpo como um todo, física e psicologicamente, algumas citei acima, mas vou detalhar mais abaixo.

ALGUNS SINTOMAS DA CARÊNCIA LEVE DE B12:

Sintomas Psicológicos:

    Perda de líbido;
    Problemas de concentração;
    Irritabilidade;
    Flutuações de humor;
    Nervosismo.

Sintomas Físicos:

    Imunidade enfraquecida, sensibilidade a infeções;
    Exaustão, fadiga crônica;
    Perda de força;
    Inflamações da boca (úlceras da boca) ou gastrointestinais
    Lábios rachados;
    Problemas de apetite;
    Palidez.

ALGUNS SINTOMAS DA CARÊNCIA GRAVE DE B12:

Sintomas Psicológicos:

    Depressão;
    Ansiedade;
    Apatia;
    Problemas de memória;
    Confusão mental;
    Demência senil;
    Psicose;
    Alucinações;
    Problemas do sono (insônia);
    Problemas de personalidade.

Sintomas Físicos:

    Anemia;
    Deterioração do intestino;
    Dores nervosas;
    Formigamento;
    Problemas de motricidade (marcha, movimento, coordenação);
    Vertigens, desmaios;
    Friagens;
    Problemas de audição;
    Paralisia;
    Artériosclerose;
    Infarte;
    AVC;
    Problemas de visão, deterioração da retina;
    Espasmofilia;
    Incontinência;
    Impotência;
    Problemas de fertilidade.

Infelizmente, os sintomas da deficiência de B12 não são nada específicos e, penso, que se deve ao fato desta substância influenciar na maioria dos processos metabólicos no nosso organismo, o que cria uma infinidade de possibilidades. Seu estudo ainda é recente, em termos científicos. Portanto, acredita-se que ainda muito se descobrirá, inclusive sobre suas propriedades terapêuticas. Mas algumas certezas já existem no meio científico, como seus benefícios ao sistema nervoso, à pele e aparência, ao sistema cardiovascular, ao sistema gastrointestinal etc.

Na verdade, o assunto é extenso e complexo, mas deixo aqui a importância de alertar os leitores para a importância dessa vitamina e, consequentemente, a importância de aferi-la no sangue, buscando o conhecimento entendo mais detalhado de um profissional.

ONDE ENCONTRAR VITAMINA B12

Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente os de origem animal, como peixes, carnes, ovos e laticínios, e ela desempenha funções como a manutenção do metabolismo do sistema nervoso, a formação do DNA e a produção de glóbulos vermelhos saudáveis para o sangue, prevenindo anemia.

A vitamina B12 não está presente em alimentos de origem vegetal, a não ser que eles sejam fortificados com ela, ou seja, a indústria adiciona artificialmente a B12 em produtos como soja, carne de soja e cereais matinais. Portanto, pessoas com dieta vegana devem estar atentas ao consumo de B12 por meio dos alimentos fortificados ou através do uso de suplementos.

A vitamina B12 está presente na natureza em quantidades muito pequenas, e por isso ela é medida em microgramas, que é 1000 vezes menos que o miligrama. A sua recomendação de consumo para adultos saudáveis é de 2,4 mcg por dia.

Quantidade recomendada de vitamina B12

A quantidade recomendada de vitamina B12 varia de acordo com a idade, como mostrado a seguir:

De 0 a 6 meses de vida: 0,4 mcg
De 7 a 12 meses: 0,5 mcg
De 1 a 3 anos: 0,9 mcg
De 4 a 8 anos: 1,2 mcg
De 9 a 13 anos: 1,8 mcg
De 14 anos em diante: 2,4 mcg
Juntamente com outros nutrientes como ferro e ácido fólico, a vitamina B12 é essencial para prevenir anemia.

Excesso de vitamina B12

O excesso de vitamina B12 no organismo pode provocar pequenas alterações no baço, alteração dos linfócitos e aumento dos linfócitos. Isto não é muito comum, pois a vitamina B12 é bem tolerada pelo organismo, mas pode ocorrer caso o indivíduo tome suplementos de vitamina B12 sem o acompanhamento médico.

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