Nativo da comunidade do Pium, situada no distrito litoral do município de Parnamirim, o artista Rafael Andrade lamenta que trilhar pelas veredas do vale do Pium é uma cultura que tende a se acabar, devido à especulação imobiliária. “É uma tristeza o que está acontecendo, e que, aliás, já vem acontecendo faz tempo, porque o Alphaville fez a mesma coisa”. Angustiado, ele se refere à cerca instalada pelo Condomínio Mirantes, situado na Rota do Sol (RN-063),que bloqueia a entrada da trilha que dá acesso ao Vale Encantado.
Reduto florestal medindo 2 e 1/5 hectares, administrado pelo casal Doracellis Marques (Dora) e Moizaniel Teixeira da Silva (Tuta), ele nativo de Pium, o Vale Encantado está localizado a 20 km da capital potiguar e a 23 km do centro de Parnamirim. Sua importância máxima é o fato de estar localizado às margens da convergência de três rios: Pitimbu, Pium e Pirangi. Além da vegetação nativa, o casal plantou diversos pés de açaí, que depois de beneficiado é servido para os trilheiros que chegam a pé ou de bicicleta ao pequeno pedaço de paraíso, onde é possível mergulhar e realizar atividades desportivas como canoagem, slackline e stand up.

“Cercaram a entrada do Vale”, informou Dora na última sexta-feira 29, fato comprovado pela reportagem do Agora RN na manhã de sábado 30. Funcionários do condomínio alegaram que a diretoria do empreendimento recebeu autorização da prefeitura para cercar a área, visto se tratar de “área particular”. A medida, no entanto, ignora que o local, além de margear o rio, é uma trilha de servidão, utilizada tradicionalmente pela população para ir e vir em meio à natureza exuberante.
A resposta oficial foi passada pelo secretário de Turismo, Daniel Américo, na segunda-feira 2, que enviou a nota a seguir. “A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Parnamirim reconhece a importância turística do Vale do Rio Pium, tanto é que a localidade encontra-se no mapa do turismo do município, e espera que as partes envolvidas encontrem uma solução que permita o acesso de pedestres e ciclistas ao trecho conhecido popularmente como ‘Vale Encantado”.
Serviço
Vale Encantado – Agende uma visita: (84) 99966 1380 ou acesse @valeencantadooficial.