Em reunião com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN) discutiu a implementação de um sistema de biometria facial nos ônibus do estado.
Será necessária a realização de um pré-cadastro para que a atualização biométrica seja feita, permitindo que a população tenha acesso à integração temporal.
A previsão do início do pré-cadastro para a é para os meses de novembro e dezembro, segundo afirma o consultor jurídico da SETURN, Augusto Maranhão Valle.
“Viemos debater para que nos meses de novembro e dezembro o SETURN esteja preparado para fazer essa atualização cadastral”, diz.
A expectativa é que em janeiro de 2024 o sistema já esteja funcionando em todos os transportes públicos, além de ampliar o tempo de integração de 60 minutos para 90.
A principal finalidade da utilização da biometria facial é evitar e combater fraudes, uma das principais preocupações do SETURN, segundo o consultor jurídico, mas também melhorar o serviço dos transportes públicos.
Ele conta que, para isso, o investimento no sistema de biometria facial e bilhetagem eletrônica será de cerca de R$ 1,5 milhão feito pelo Sindicato e ressalta os R$ 37 milhões investidos nos 50 veículos, além da entrada de mais 50 transportes no sistema.