BUSCAR
BUSCAR
Economia

Pesquisa indica Natal como destino mais procurado de todo Brasil em 2023 e 2024

Plataforma de viagens fez levantamento para destinos nacionais e internacionais; no Brasil, capital potiguar fica a frente de Maceió (AL) e Porto Seguro (BA)
Douglas Lemos
15/02/2023 | 00:09

Sol e praia. Estas são características que boa parte dos brasileiros busca ao viajar. Natal, que oferece tudo isso em abundância, é uma das principais procuras em termos de turismo no Brasil. E de acordo com uma pesquisa, a capital potiguar será o principal destino do País nos anos de 2023 e 2024. O dado é da Hurb, plataforma de viagens, que listou ainda outros dois destinos nordestinos entre os três mais procurados pelos brasileiros nestes dois anos.

Com o objetivo de entender o comportamento de viajantes, a pesquisa quis explorar melhor como o brasileiro tem curtido as belezas do próprio país ou vivido novas culturas e experiências no exterior. De acordo com os dados coletados, em território nacional o litoral ganha destaque, com Natal (RN), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) entre as cidades mais buscadas. Outros destinos que estão no topo da lista dos passageiros são Recife (PE), Balneário Camboriú (SC), e Bonito (MS). Em âmbito internacional, as localidades que mais devem receber viajantes da travel tech são Orlando (Flórida), Curaçao (Caribe), Punta Cana (República Dominicana) e Paris (França).

Praia de Ponta Negra 16
Morro do Careca, em Ponta Negra, é um dos cartões postais de Natal - Foto: José Aldenir/ Agora RN

Segundo a plataforma, essa é uma tendência que vem sendo percebida desde o ano passado. De forma geral, grande parte dos viajantes que adquiriram os pacotes pela plataforma em 2022 buscaram como destino final o Nordeste e, em especial, as opções all inclusive. De acordo com Gabriela Armstrong, head de Growth do Hurb, a região brasileira vem sendo cada vez mais procurada para momentos de descanso ou lazer.

“Além de ter sol praticamente o ano todo, o Nordeste é bem democrático e permite passeios e programas perfeitos para todos os públicos, seja um grupo de amigos, casal ou família com crianças. Por isso, buscamos criar novas oportunidades e oferecer experiências únicas neste destino. Quando o assunto é internacional, Orlando, Cancún e Punta Cana são viagens que chamam atenção e encabeçam a lista”, ressaltou.

Como destino mais procurado pelos turistas, Natal recebe grande parte de turistas quer aproveitar os dias quentes e de céu azul, presente na cidade conhecida como “cidade do sol”, e as praias urbanas que trazem, inclusive, o Morro do Careca como um dos principais pontos turísticos. “A gente está em tempo de praias limpas. Embora a gente conviva com pessoas que não têm educação, acho que já existe consciência. A gente vê que tem lixeiras distribuídas, então quem não usa realmente não tem educação. Você não vê mais praias sujas no RN, mas acho que a orla não é acolhedora. Acho que ela só tem vida diurna. De noite as pessoas não usam a orla porque não existe estrutura. Não existe segurança. Você vê durante o dia carros de polícia, mas a noite não tem. Não tem barzinhos, eles fecham cedo, e o estacionamento é precário”, disse Isaura Ceciana Oliveira, arquiteta que veio fazer turismo no estado.

Elvis Bezerra Coelho, gerente administrativo e turista, teve boa impressão a respeito da Praia de Ponta Negra. “Por aqui, na orla, eu percebi que é bem organizada e limpa. Acho que está tudo tranquilo. Por enquanto está show e bacana. A areia é branquinha e estou vendo tudo limpinho”, disse.

No entanto, a visão do turista ainda contrasta com a dos moradores. “Eu acho que na orla falta um pouco mais de cuidado. As praias são lindas, as barracas são legais, eu frequento bastante, só que precisa melhorar a limpeza e a revitalização também. Tem um pouco das calçadas quebradas, pichações, lixo. Tem cheiro de urina perto dos banheiros. Quem está morando aqui se acostuma, mas para o turista fica feio. Mas a orla é bonita”, disse Anderson William, morador de Ponta Negra.

AQUECE O COMÉRCIO

E a atividade turística também fortalece o comércio natalense. Ao que parece, o fato de Natal ser bem procurada em 2023 já causa boa impressão em profissionais que trabalham nas praias, por exemplo. “O verão está bom, está bem movimentado. Muita gente, a solicitação por barracas está grande e as vendas estão boas. Está melhor do que no ano passado. Esse ano nos surpreendeu”, disse Alexandre Rocha, 37 anos, comerciante e morador do bairro de Ponta Negra. Quem também elogiou a alta estação foi Gabriela Alves, garçonete que trabalha na Praia de Ponta Negra. “O verão está top. Aqui o mês de dezembro foi um mês ruim para a gente, estávamos ganhando quase nada. Teve dia da gente sair com dez reais no bolso e agora a gente está saindo com no mínimo cem reais, graças a Deus. Está dando certo, o turismo está bom, todo mundo está vindo para a praia e as coisas dando certo”, disse.

E a expectativa também é boa para o carnaval, que deve atrair ainda mais turistas. “A situação está boa, mas daqui a pouco vai melhorar mais um pouquinho. Vai chegar o Carnaval aí as expectativas são que as coisas melhorem mais. Tem uns dias meio fraco. A gente tem expectativa de que quando chegar próximo ao Carnaval, tudo venha a ser melhor. Eu acho que esse ano está melhorando, porque teve essa pandemia de quase dois anos das coisas fechadas. Quando abriu, tudo melhorou um pouco e todo mundo veio para as praias”, disse Mara Alexandre, garçonete que também atua na região de Ponta Negra.

“Despesas descontroladas, não alíquota reduzida, são o centro do caos financeiro”, diz Marcelo Queiroz
Despesas com pessoal são as que mais comprometem o orçamento público, além de dificultar o equilíbrio fiscal, segundo ele
05/12/2024 às 15:57
RN tem maior despesa com pessoal e menor taxa de investimentos entre os estados brasileiros, aponta Fecomércio
Principal problema gira em torno das despesas obrigatórias, especialmente com pessoal: o RN é o estado com maior despesa nesta categoria em todo o Brasil
05/12/2024 às 15:11
Na ALRN, Roberto Serquiz defende contenção de gastos públicos e melhoria do ambiente de negócios
Presidente da FIERN propõe alternativas ao aumento da alíquota do ICMS, para equilibrar contas do Estado
05/12/2024 às 07:27
Número de jovens “nem-nem” atinge menor patamar desde 2012, diz IBGE
Em 2023, 10,3 milhões de brasileiros de 15 a 29 anos não estudavam e não estavam no mercado de trabalho
04/12/2024 às 19:44
Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
Modalidade superou as transações com dinheiro em espécie
04/12/2024 às 14:54
“Aumento do ICMS é agravante para problemas fiscais”, diz Fecomércio
Marcelo Queiroz afirma que medida impacta negativamente o setor produtivo e as famílias de baixa renda
04/12/2024 às 09:40
“Sem recomposição, RN enfrentará colapso financeiro”, diz Dr. Bernardo
Deputado critica decisões do governo Bolsonaro e destaca que a recomposição da alíquota é a única solução para garantir serviços essenciais e evitar o colapso financeiro do Estado
04/12/2024 às 05:50
“Não adianta aumentar a carga tributária se o governo não fizer o seu dever de casa”, diz José Vieira
Presidente da FAERN espera que o estado apresente um plano de redução de despesas para ter contas equilibradas e investimentos voltem a acontecer no RN
03/12/2024 às 16:21
Entidades são contra ICMS a 20% e defendem que aumento prejudica competitividade do RN
"Se aumentar os impostos, consequentemente vai aumentar todos esses insumos e vamos precisar aumentar nossas diárias", disse o presidente da ABIH
03/12/2024 às 15:59