BUSCAR
BUSCAR
Eleição

OEA acusa Venezuela de ‘distorcer completamente’ o resultado das eleições

Reclamações sobre falta de transparência no pleito venezuelano cresceram na comunidade internacional
Redação
30/07/2024 | 11:51

A Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciou, nesta terça-feira 30, que as eleições presidenciais da Venezuela, que ocorreram no domingo, sofreram “a mais flagrante manipulação”.
O comunicado, publicado pelo gabinete do secretário-geral Luis Almagro, foi divulgado um dia após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar a vitória do presidente Nicolás Maduro na eleição, a qual foi amplamente contestada pela oposição e pela comunidade internacional. As informações são de O Globo.

“Ao longo de todo este processo eleitoral, viu-se a aplicação por parte do regime venezuelano de seu esquema repressivo, complementado por ações destinadas a distorcer completamente o resultado eleitoral, fazendo com que esse resultado ficasse à disposição da manipulação mais aberrante”, diz a nota da OEA. “O regime de Maduro zombou de importantes atores da comunidade internacional durante esses anos e, novamente, entrou em um processo eleitoral sem garantias”.

Facebook suspende página de maduro por propagar desinformação sobre a covid-19
Reclamações sobre falta de transparência no pleito venezuelano cresceram na comunidade internacional | Foto: Gettyimages

Após horas de incerteza no domingo, o CNE, órgão alinhado ao governo chavista, anunciou a reeleição de Maduro para um terceiro mandato de seis anos. Sem apresentar as atas das votações, o conselho eleitoral informou que, com 80% das urnas apuradas, o atual presidente venezuelano obteve mais de 5,1 milhões de votos (aproximadamente 51,2%), enquanto o candidato opositor, o diplomata Edmundo González Urrutia, recebeu 4,4 milhões de votos (cerca de 44,2%).

Conforme O Globo, o anúncio foi seguido pela contestação da oposição, que disse não ter tido acesso a 100% das atas de votação. A líder opositora, María Corina Machado – que chegou a vencer as primárias do país, mas foi inabilitada politicamente – disse ter cópias de 73% das atas de voto. Ela projetou a vitória de González com 6,27 milhões de votos (contra apenas 2,75 milhões de Maduro). María Corina declarou que nos próximos dias sua coalizão agirá para “defender a verdade”.

No comunicado da OEA, o gabinete de Almargo ressalta que o fato de a oposição ter apresentado a ata – e o governo de Maduro não – seria “risível e patético se não fosse trágico”. O órgão pontua que “nesse contexto, é imperativo saber sobre a aceitação por parte de Maduro das atas mantidas pela oposição e, consequentemente, aceitar sua derrota eleitoral e abrir o caminho para o retorno à democracia na Venezuela”.

“Caso contrário, seria necessária a realização de novas eleições, mas neste caso com a presença das missões de observação eleitoral da União Europeia e da OEA, [além de] uma nova CNE para que seja reduzida a margem de irregularidade institucional que assolou este processo”, diz a nota, que também afirma que a população venezuelana é “vítima mais uma vez da repressão (…), fruto de uma gestão ineficiente que semeou as mais graves crises humanitária e migratória que a região conheceu”.

O Conselho Permanente da OEA convocou uma reunião extraordinária nesta quarta-feira para “abordar os resultados do processo eleitoral”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela
Em nota, Itamaraty disse que denúncias são motivo de preocupação
11/01/2025 às 13:20
Meta rejeita soberania de países em ambiente digital, diz secretário
Para João Brant, empresa chama tacitamente o STF de "corte secreta"
07/01/2025 às 18:16
Meta promete se aliar a Trump contra países que regulam redes sociais
Empresa anuncia o fim do programa de checagem de informações
07/01/2025 às 16:54
FAB entrega dados de caixas-pretas para agência do Cazaquistão
Queda de aeronave da Embraer causou a morte de pelo menos 38 pessoas
07/01/2025 às 08:59
Congresso dos EUA certifica vitória de Trump quatro anos depois da invasão do Capitólio
Esse é um ritual básico da democracia americana que, há exatos quatro anos, foi interrompido por uma violenta multidão de apoiadores do republicano
07/01/2025 às 08:21
Governo brasileiro condena bombardeios em zona humanitária de Gaza
Ao menos 110 pessoas morreram, inclusive mulheres e crianças
05/01/2025 às 08:00
Casal de brasileiros é atropelado na capital argentina
Homem morreu no local do acidente e companheira está internada
03/01/2025 às 09:49
Após acidente aéreo na Coreia do Sul, novo problema afeta outro avião da Jeju Air
Aeronave, que partia do aeroporto de Seul para a Coreia do Sul, apresentou um problema no trem de pouso logo após a decolagem
30/12/2024 às 11:00
Morre ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, aos 100 anos
Carter serviu como 39.° presidente dos Estados Unidos de 1977 a 1981
30/12/2024 às 08:39
Dezenas de prédios de luxo em Miami afundam, revela estudo
Pesquisa aponta que afundamento é mais intenso em Sunny Isles Beach e pode ser causado por diversos fatores
29/12/2024 às 10:42