BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Ney Lopes: Tasso, presidente e Lula, vice
Confira a coluna de Ney Lopes desta terça-feira 20
Ney Lopes
20/07/2021 | 10:01

É comum usar-se a expressão “na política até boi pode voar”, que justifica os casos absurdos de união dos contrários, na disputa pelo poder. Em 1986, o país assistiu o presidente da Arena (partido de sustentação da ditadura por 21 anos), José Sarney, juntar-se a Tancredo Neves, ferrenho opositor do governo e crítico radical da revolução, para derrotar Paulo Maluf, candidato dos generais.

Lula vice
Nos bastidores da política nacional esboçam-se articulações (até de petistas), no sentido de Lula candidatar-se a vice-presidente, mesmo liderando as pesquisas. São citados dois precedentes históricos.

Lacerda
Em 1966, Carlos Lacerda, após apoiar o 31 de março, construiu a Frente Ampla para exigir eleições diretas. Uniu-se, sem sucesso, a dois de seus mais renhidos adversários — os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek.

Ulysses
Depois de comandar o movimento das Diretas Já (1984), o grande Ulysses Guimarães abriu mão de sua candidatura a presidente e cedeu lugar a Tancredo Neves, que liquidou 21 anos de ditadura militar.

Erros
Os que defendem Lula “vice” em 2022 apontam erros políticos do ex-presidente, que poderão prejudicá-lo, tais como, afastamento de Marina Silva, aliada tradicional; ter criado os surrados bordões “nós” contra “eles”, “eles” e “nós” e a tal “herança maldita” de FH, além de demonizar o PSDB e unir-se ao “centrão”, o mesmo que faz Bolsonaro.

Calmaria
Defensores de Lula “vice” acham, ainda, que seria um gesto, com significado de aceno definitivo à concórdia. E quem seria o Presidente? Os defensores da fórmula política concluem: “Pense no Brasil, não no PT. Una-se ao Tasso Jereissati, presidente Lula”.

Candidatíssimo
Para quem conhece o estilo do senador Rodrigo Pacheco, a resposta que ele deu sobre se seria candidato a presidente, confirma que será: “não me fecho a nenhuma das opções” e admitiu ter recebido convite do PSD.

Ceará I
Já em processo de licitação a primeira usina de dessalinização da água do mar no Brasil, localizada na praia do futuro, próxima a Fortaleza. Em dois anos, produzirá 1 m³ (mil litros) por segundo de água potável.

Ceará II
O estado dispõe de litoral de 600 quilômetros de extensão, o que permite a captação de toda quantidade de água necessária para atender a demanda de sua população humana e animal, além de constituir pilar de apoio às atividades industriais e agrícolas.

Enquanto isto
E o RN o que apresenta de inovador, avançado? A usina de dessalinização cearense é o resultado da criatividade dos seus governantes, que implantam avanços tecnológicos no abastecimento de água, já com eficiência comprovada em países como os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Espanha e o Estado da Califórnia, nos EUA

Milhões no Instagram
Cristiano Ronaldo, o jogador português, fatura 7 milhões de euros por semana ao publicar marcas no Instagram. Neymar tem ganhos superiores a 211 milhões de euros, por ano. Messi chega a quase 150 milhões de euros, por ano.

Beber água
Estudo recente confirma, que corpo perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia, através da pele, dos pulmões, da urina e das fezes. A comida fornece dois a quatro copos. Resta, ainda, beber cerca de seis-dez copos de água por dia. Limpa o estômago e prepara para o trabalho.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.