BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Ney Lopes: O voto é igual
Confira a coluna de Ney Lopes da edição deste sábado 2 do Agora RN
Ney Lopes
02/04/2022 | 10:01

A crônica política até o prazo final da “janela partidária” esteve recheada de emoções, expectativas, promessas. Com o término do prazo fatal e a realidade surgindo, já ouvi relatos das decepções de alguns políticos. Muitos dizem que não terão mais como disputar as eleições pelas traições sofridas.

Discurso I. As lamúrias me lembraram o brilhante discurso de Carlos Lacerda, denominado “A Corrida dos Touros Embolados”, touradas em que os touros não morrem. Lacerda falou da mentira na política. “Tudo é fingido. Tudo é mentira. Finge-se a amizade, finge-se a revolta, finge-se o amor. Até o ódio é fingido” – disse ele.

CAMPANHA. Nesse clima de tensões será realizada a campanha eleitoral. Uns desconfiando dos outros. Federações partidárias sem coerência, apenas montadas em função dos milhões do Fundo Eleitoral. Propostas sobre o futuro jogadas na lata do lixo e substituídas pelos insultos, a luta do “nós contra eles”.

ELEITOR. Só há uma esperança, que é o eleitor consciente. Aquele que separe o joio do trigo. Nem tudo está perdido. Ainda há gente confiável, mesmo sem prestígio das cúpulas partidárias, que só desejam a sobrevivência pessoal para usufruir vantagens. Afinal, o “voto é igual”, do pobre do rico e demais categorias humanas. Usar o voto, como tentativa de mudanças será o único caminho.

Olho aberto

VOO. A Cathay Pacific prepara-se para lançar neste mês o voo mais longo do mundo para ligar Hong Kong a Nova Iorque. A rota sobrevoará o oceano Atlântico, em vez do Ártico, para evitar a Rússia. O novo trajeto será percorrido em 17 horas Devido aos fortes ventos sazonais no Oceano Pacífico, a companhia aérea prefere a opção do Atlântico.

BOLA. A FIFA apresentou Al Rihla, a bola oficial do Mundial de 2022. A bola foi projetada para suportar picos de velocidades no jogo, pois é mais veloz do que qualquer outra bola na história do torneio.

HENRIQUE. Sem ser ouvido pela cúpula do MDB-RN, partido no qual se iniciou na vida pública, o ex-deputado Henrique Alves não teve outra alternativa, senão deixar a sigla fortalecida pelo seu pai Aluízio Alves. Inscreveu-se no PSB e disputará a deputação federal.

PESO. As últimas pesquisas revelam que o prefeito Álvaro Dias influirá em cerca de um terço do eleitorado de Natal na indicação de nome para a eleição de outubro. Bom índice. Prova que faz excelente administração.

PUTIN I. Vera Putina reivindica Vladimir Putin, 96 anos, como seu filho desde 1999, ou seja, antes deste se tornar presidente da Rússia. Ela prova ser a mãe biológica de Putin, alegando que o deixou na Rússia com a avó, enquanto este ainda era criança.

PUTIN II. O líder russo foi abandonado pela mãe, sofreu maus-tratos e foi obrigado a dormir ao ar livre. Hoje, Vera mora num dos bairros mais pobres da Geórgia e conta que o Kremlin “tenta esconder a sua história”.

TRANSGÊNEROS. Para facilitar os procedimentos administrativos de pessoas transgêneras, a partir de 11 de abril, quem solicite um passaporte nos EUA poderá colocar um “X” em vez de escolher o gênero “masculino” ou “feminino”.

FEDERAÇÃO. O PT não desistiu de ter o PSB na federação que reunirá os petistas aos integrantes do PV e do PCdoB.

LULA. Em 2008 o então presidente Lula em Roma, numa reunião da FAO, exaltou como sua prioridade o etanol brasileiro. Porém, com descobertas do pré-sal em 2009 deixou o álcool de lado. Se tivesse apostado nesse combustível, a nossa realidade seria outra.

MORO. Do total de eleitores do ex-juiz, 30% anulam ele não sendo candidato e 70% migraria para outros candidatos. Jair Bolsonaro e Lula poderiam ser os principais beneficiados.

REJEIÇÃO. A rejeição a Bolsonaro e Lula influenciarão negativamente na captação votos de aos candidatos a governador no RN por eles apoiados. Será em proporção maior, do que a rejeição pessoal do candidato

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.