BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Ney Lopes: Dia de São José, o santo das chuvas
Leia a coluna de Ney Lopes da edição deste sábado 19 do Agora RN
Ney Lopes
19/03/2022 | 10:17

A crença popular identifica o dia de São José, 19 de março, como sinônimo de boa ou má colheita pela chegada das chuvas. O santo é o padroeiro do Nordeste. O ciclo do milho é de 3 meses. Diz-se que se chover até dia de São José, o inverno no Nordeste será chuvoso e a colheita do milho, em junho, abundante.

CASCUDO. São José foi o pai de Jesus e era um trabalhador do campo, daí se extraem os fundamentos desta fé secular. Cascudo no seu Dicionário do Folclore Brasileiro, fala desse dia: “Inverno! Dia de São José é um dia de prova, experiência de São José. O dia 19 de março coincide quase com o primeiro equinócio do hemisfério boreal, iniciando a primavera. Se chove neste dia, o inverno é infalível”

CHUVAS. Embora a meteorologia afaste a crença do 19 de março com o começo do inverno, o fato é que quase sempre chove no Dia de São José, o que contribui para ir aumentando a fé de que o santo padroeiro da lavoura não falha na sua missão de trazer água para o Nordeste. RN. Este ano a previsão para a região do semiárido do RN é de volumes de normal a acima do normal, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia

CANADÁ. Tive oportunixdad3e de visitar o Oratório de São José em Montreal, no Canadá. É o maior santuário do mundo dedicado ao santo com a capacidade para 10 mil pessoas, 2.400 delas sentada.

Olho aberto

ARTESÃO. Hoje é também o dia do artesão, uma data significativa. O artesanato retrata a cultura local e é fonte de empregos e divulgação turística. Merece a prioridade dos governos.

HISTÓRICO I. Os presidentes da China e Estados Unidos se encontraram ontem, 18, virtualmente. O chinês, Xi Jinping, disse que os dois países precisam “assumir” as suas “responsabilidades internacionais” e evitarem a guerra.

HISTÓRICO II. “Conflitos e antagonismos não beneficiam ninguém. Paz e segurança são os bens pelos quais a comunidade internacional deveria estar mais interessada”, declarou Biden. CHINA. Os chineses não aceitam a queda do comércio mundial, causada pelo conflito. Isso significa perdas econômicas irrecuperáveis.

MULTIDÃO. Praticamente na mesma hora do diálogo do chinês com o americano, o presidente Putin discursou, diante de um estádio de futebol lotado, em comemoração ao oitavo aniversário da anexação da Criméia pela Rússia. Na ocasião, disse o líder russo, que a guerra vai seguir até todos os objetivos serem conquistados

RISCO. Onda de covid atinge Europa. Chegará ao Brasil? Especialistas afirmam que apesar da alta cobertura vacinal no país, efeitos de uma nova variante em momento de flexibilização ainda são incertos e causam preocupação.

MARCHA. O presidente confirmou presença na Marcha da Família com Deus pela Liberdade, amanhã, domingo, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. 1964. Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi o nome de uma série de manifestações públicas ocorridas entre 19 de março e 8 de junho de 1964 no Brasil, que antecederam a revolução de 1964.

ESQUERDA. Os movimentos de esquerda organizam dois eventos de caráter nacional. No dia 9 de maio, um com o tema “Bolsonaro nunca mais. Contra o aumento do combustível e do gás. Não à fome e ao desemprego”. E outro no 1.º de maio, que será estilo concentração, no Vale do Anhangabaú, SP.

FRITURA. Da jornalista Adriana Fernandes, no “Estadão”: “Bolsonaro frita (Joaquim) Silva e Luna, presidente da Petrobras, num caldo quente feito à base de gasolina”. Resta saber quanto tempo, o general aguenta no comando da estatal”.

CARTA. A cúpula do PSDB entregou ao governador Eduardo Leite carta de dois parágrafos. O texto tenta criar constrangimento para o tucano, que passaria imagem de “ingrato” e “individualista”, caso decida deixar o partido para se filiar ao PSD.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.