BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Ney Lopes: 2021 no fim sem definições políticas
Veja a coluna de Ney Lopes deste sábado 20 de novembro
Ney Lopes
20/11/2021 | 09:10

A largada de Sérgio Moro despertou o PSD, que se apressa em lançar oficialmente o senador Rodrigo Pacheco na terceira via, com o respaldo inicial do comunicador José Luiz Datena, em São Paulo, o prefeito Eduardo Paes, no Rio, e Alexandre Kallil, em Belo Horizonte, o governador Ratinho Junior, no Paraná e o senador Otto Alencar, na Bahia.

Theodorico
O presidente do PSD Gilberto Kassab segue o conselho do deputado Theodorico Bezerra, velho político potiguar, quando dizia: “a luz que vai na frente é a que clareia mais”.

Discurso
A dúvida é sobre qual será o discurso capaz de substituir a radicalização entre Lula e Bolsonaro. As pesquisas revelam que o eleitor está mais preocupado com a inflação, gasolina se aproximando de 10 reais, a pandemia ainda ameaçando.

Social
No século XXI, não existe mais aquele axioma inflexível “do bolo crescer para depois distribuir”. Tudo converge para o refrão popular, que recomenda “nem tanto ao mar, nem tanto ao peixe”. Sem falsos ufanismos, o bolo econômico precisa crescer simultaneamente com o crescimento social, priorizado e o combate à miséria e às doenças, sem prejuízo da defesa dos direitos básicos da cidadania e a ecologia.

Fim
Faltam menos de 40 dia para o ano terminar. O calendário eleitoral se movimenta logo em janeiro com maior fiscalização das pesquisas. Em abril, abre-se a “janela partidária”, que permitirá mudanças de partidos. Tudo é ainda incógnita para 2022, no país e no RN. Só resta aguardar.

OLHO ABERTO

Portugal
Embora com 90% da população vacinada, Portugal age com bom senso e o governo já recomenda a máscara de volta, tele trabalho quando possível e menos pessoas em eventos. O princípio é que não se pode passar cheque em branco à população. Sem medidas sanitárias, os casos sobem e gravidade também.

Alemanha
A pressão hospitalar obriga transferência de pacientes com Covid para outro país. O governo anuncia que o Natal será muito duro, com a quarta onda crescendo.

Cautela
Enquanto isso, em Natal e no RN o Carnaval se aproxima em dezembro próximo; festas populares no Natal e carnaval já anunciado. Como diz o ditado, prudência e caldo de galinha não fariam mal a ninguém.

BLOG
Acesse e leia: https://www.blogdoneylopes.com.br/. Postagens com informação e análises políticas diárias. No Instagram – @blogdoneylopes.

Estratégia
O presidente Bolsonaro, por orientação de Steve Bannon, conselheiro de Trump, investe na agenda ultraconservadora dos costumes, principalmente nas discussões sobre gênero, radicalizando o mesmo discurso de 2018, para polarizar o debate com a esquerda e deixar o centro falando sozinho de ajuste fiscal, reformas, etc.

Fiscalização
Nos EEUU, berço do capitalismo, o presidente Biden determinou ao órgão de proteção ao consumidor americano, que investigue os aumentos no preço da gasolina. O valor do combustível é o mais caro nos EUA dos últimos sete anos. Há suspeitas de que as bombas fazem elevações de preços maiores do que as computadas pelos preços no atacado.

Favoritas
Gilberto Kassab, do PSD, não desistiu de tentar convencer a empresária Luiza Trajano a compor chapa à Presidência da República com Rodrigo Pacheco. Moro pensa em Simone Tebet, para sua vice. Mas, os peemedebistas José Sarney, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e Romero Jucá (MDB-RR) querem distância do ex-juiz.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.