BUSCAR
BUSCAR
Ney Lopes
Ministro da economia Paulo Guedes jamais pedirá demissão
Confira a coluna de Ney Lopes desta terça-feira 22
Ney Lopes
22/03/2022 | 12:08

Hoje, o dia mundial da poesia
Comemora-se hoje, 22, o Dia Mundial da Poesia, instituído em 16 de novembro de 1999, na 30ª Conferência Geral da UNESCO. Um dos principais objetivos da data é apoiar a expressão poética, incentivar a leitura, a escrita e o ensino da poesia, promovendo diálogo cultural com a dança, as artes dramáticas e a pintura.

UCrânia
Durante a atual guerra, um soldado ucraniano Zhenya Perepelitsa, em pleno campo de batalha, citou a um jornalista poema persa do iraniano Hamid Mosadegh, intitulado: “Quem lhe dará a notícia da minha morte? ”. O tema central do poema seria a curiosidade de antecipar a reação da pessoa que amamos ao saber da notícia de nossa ida, além de uma melancólica declaração de amor.

Camões
Vê-se que a poesia expressa sentimentos de conforto e paz, até daqueles que vivem os tormentos de um conflito bélico. Exemplo clássico de expressão poética vem de Camões, ao recordar Dinamene, a mulher chinesa pela qual se apaixonara em uma de suas expedições e que morreu em naufrágio na costa do Camboja.

Versos
Tais sentimentos de saudade, Camões deixou nas poesias “Alma minha gentil que te partiste” e “Ah! Minha Dinamene! Assim deixaste”.

Saudação
A poesia é tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos. Patativa do Assaré, poeta e repentista brasileiro, um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX, viveu na roça. Numa poesia, ele assim descreveu o “sertão”: Sertão, argúem te cantô; Eu sempre tenho cantado; E ainda cantando tô; Pruquê, meu torrão amado; Munto te prezo, te quero; E vejo qui os teus mistéro; ninguém sabe decifrá.; A tua beleza é tanta; Qui o poeta canta, canta; E inda fica o qui cantá”.

Frases
No “vai e vem” de “possíveis” alianças políticas entre a governadora Fátima Bezerra e os deputados Ezequiel Ferreira e Walter Alves (PT-PMDB e PSDB), cabe recordar duas frases.

Ulysses Guimarães
“A política adora a traição, mas despreza o traidor”.

Aureliano Chaves
“a “esperteza, quando é excessiva, acaba por engolir o esperto”.

Ameaças
A Rússia partilha 20 mil km de fronteira terrestre com 14 países reconhecidos a nível internacional. Na maior parte há tensão. E algum grau de ameaça latente.

Alemanha e Noruega
Conterrâneos residentes em Berlim e Oslo informam a familiares em Natal, que na Noruega o governo distribui medicamentos para prevenir as pessoas de reações decorrentes de guerra atômica. Na Alemanha, recomenda que os cidadãos tenham malas prontas, para diante de alerta seguirem para os abrigos ante nucleares. Todos temem Putin.

Roberto Andrade
Faleceu em Uberlândia, MG, Roberto Aquino de Andrade. Era filho do dr. Claudionor de Andrade, advogado e ex-prefeito de Natal, falecido. Hoje, a missa de sétimo dia.

Poder
O ministro da economia Paulo Guedes jamais pedirá demissão e “engole” o que o governo quer. Agora, embora diga que a Petrobrás não é da sua seara, segundo o jornalista Lauro Jardim, tentou emplacar na presidência, com a demissão do general Silva e Luna, o nome de Caio Castelliano, chefe da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, seu subordinado no Ministério da Economia. O objetivo seria apressar a privatização da empresa.

Vinho
Na antiguidade, há relatos de diversos reis que foram tratados usando o vinho tinto na recuperação e fechamento de feridas crônicas, como úlceras de perna em diabéticos tipo 2.

Confirmação
Esses benefícios para a saúde são agora confirmados em pelo menos 41 estudos recentes. Deve-se evitar excesso no consumo do vinho, para alcançar efeitos positivos.

Legalidade
Ministro Alexandre Moraes, do STF, revoga decisão e libera Telegram em todo o Brasil. Ao contrário do que propagam “possessos” e “enlouquecidos” políticos, uma ordem judicial se revoga através da via legal e não o fechamento dos tribunais.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]r
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.