Um homem de 46 anos morreu na porta do Hospital de Base, em Brasília, neste domingo 12. Segundo familiares, Rodrigo Resende Prado chegou à unidade com intensa falta de ar e pediu ajuda diversas vezes, mas não teria recebido atendimento imediato.
De acordo com os parentes, a equipe do hospital só teria prestado socorro após o homem perder a consciência. Os profissionais tentaram realizar manobras de reanimação, mas Rodrigo não resistiu e morreu no local.

A família relatou que o homem já havia procurado atendimento no Hospital de Base na sexta-feira 10, quando recebeu assistência e foi liberado. Dois dias depois, voltou à unidade após apresentar novamente problemas de saúde.
Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), responsável pela administração do Hospital de Base, informou que Rodrigo realizou o cadastro para atendimento, deixou a recepção e, posteriormente, apresentou um mal súbito na área externa do pronto-socorro, onde aguardava a classificação médica.
Segundo o instituto, assim que a equipe foi informada sobre a situação, os profissionais iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e encaminharam o paciente para a Sala Vermelha, onde foram adotadas medidas de suporte avançado.
O IgesDF afirmou que todos os protocolos de emergência foram seguidos e informou que abriu uma apuração interna para analisar as circunstâncias do atendimento.
A morte ocorre em meio a outros questionamentos sobre atendimento em unidades de saúde do Distrito Federal. Em junho, um homem de 49 anos morreu dentro de uma UPA no Recanto das Emas após permanecer horas na sala de espera. O caso também gerou uma investigação interna.