BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia Confira a coluna “Sal e Pimenta” desta sexta-feira 5

05/03/2021 | 00:55

DURAÇÃO DO VINHO ABERTO

Estou aqui novamente falando um pouco de vinho e o que me perguntam mais é: quanto dura um vinho depois de aberto? Tem dia que só queremos uma única tacinha antes de dormir, no jantar ou para uma boa leitura, mas surge a dúvida do que fazer com o resto da garrafa, não é mesmo?

Uma certeza que você deve ter é que depois de aberto, o vinho passa a oxidar imediatamente e passa a perder os seus aromas e sabores. Sim, um pouco de ar pode ser excelente, e é por isso que giramos nossa taça de vinho antes de tomar um gole, mas muito oxigênio leva à deterioração da bebida.

Depois de alguns dias em contato com o ar, a cor do vinho começa a mudar e os aromas podem variar, se tornando até mesmo no vinagre mais puro.

A vida útil do seu vinho gira em torno de alguns fatores, onde você deve saber:

Como você armazena sua bebida?
Ele é branco ou tinto?
Em uma garrafa ou caixa?
É seco ou doce?

FORMAS DE CONSERVAR O VINHO:

🍷 Manter na vertical para minimizar a área de atuação do oxigênio.

🍷 Passar o líquido para um recipiente menor, evitando alterações bruscas de temperatura e exposição solar.

🍷 Após servir uma taça de vinho, tampe-o imediatamente mesmo se você for tomar outra taça em seguida. Isso ajudará no retardo da oxidação.

🍷 Se você é um consumidor assíduo de vinho, considere ter uma rolha à vácuo, como o VacuVin. Esses aparelhos sugam o ar contido dentro da sua garrafa de vinho e diminui a probabilidade de oxidação.

🍷 Guarde o vinho dentro da geladeira, mesmo se ainda for consumir no mesmo dia.

Espumantes (Champagne, Cava, Prosecco)

Os espumantes duram em torno de 1 a 2 dias na geladeira, desde que permaneçam vedados com tampa específica para não perder o gás. Mas, seu processo de elaboração interfere no tempo de vida útil deles.

Brancos encorpados (Chardonnay, Sémillon, Marsanne)

Seu tempo de vida útil após aberto é de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os vinhos brancos encorpados possuem a tendência de durar menos do que os leves, pois muitos deles estagiam em barricas de carvalhos, sendo expostos ao oxigênio há mais tempo.

Brancos leves e rosés (Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Riesling)

Os vinhos brancos leves e rosés duram até 3 dias na geladeira, sempre com tampa. Devido a acidez existente, eles podem suportar o algum tempo após abertos, mas lembre-se que a intensidade de aromas irão modificar.

Tintos encorpados (Cabernet Sauvignon, Malbec, Tannat)

Esses vinhos duram cerca de 3 a 4 dias na geladeira, com tampa. O seu tempo de duração está relacionado com sua quantidade, acidez, álcool e taninos, ou seja, quanto maior as concentrações desses três elementos mais tendem a durar após abertos.

Tintos leves (Gamay, Pinot Noir, Carménère sem carvalho)

O tempo de duração dos vinhos tintos leves é de 3 dias na geladeira, com tampa. Eles duram menos que os tintos mais estruturados, devido à baixa quantidade de taninos.

Fortificados (Madeira, Porto, Jerez)

A duração dessas bebidas é longa, cerca de 15 a 20 dias na geladeira, com tampa. Isso é possível devido à adição de álcool vínico e a quantidade de açúcares que estão presentes nos vinhos fortificados.

👉🏻 DICA! E se não for consumir o vinho, congele para usar em algumas preparações na cozinha. Fica delicioso em diversas receitas!

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.