05/03/2021 | 00:55
DURAÇÃO DO VINHO ABERTO
Estou aqui novamente falando um pouco de vinho e o que me perguntam mais é: quanto dura um vinho depois de aberto? Tem dia que só queremos uma única tacinha antes de dormir, no jantar ou para uma boa leitura, mas surge a dúvida do que fazer com o resto da garrafa, não é mesmo?
Uma certeza que você deve ter é que depois de aberto, o vinho passa a oxidar imediatamente e passa a perder os seus aromas e sabores. Sim, um pouco de ar pode ser excelente, e é por isso que giramos nossa taça de vinho antes de tomar um gole, mas muito oxigênio leva à deterioração da bebida.
Depois de alguns dias em contato com o ar, a cor do vinho começa a mudar e os aromas podem variar, se tornando até mesmo no vinagre mais puro.
A vida útil do seu vinho gira em torno de alguns fatores, onde você deve saber:
Como você armazena sua bebida?
Ele é branco ou tinto?
Em uma garrafa ou caixa?
É seco ou doce?
FORMAS DE CONSERVAR O VINHO:
🍷 Manter na vertical para minimizar a área de atuação do oxigênio.
🍷 Passar o líquido para um recipiente menor, evitando alterações bruscas de temperatura e exposição solar.
🍷 Após servir uma taça de vinho, tampe-o imediatamente mesmo se você for tomar outra taça em seguida. Isso ajudará no retardo da oxidação.
🍷 Se você é um consumidor assíduo de vinho, considere ter uma rolha à vácuo, como o VacuVin. Esses aparelhos sugam o ar contido dentro da sua garrafa de vinho e diminui a probabilidade de oxidação.
🍷 Guarde o vinho dentro da geladeira, mesmo se ainda for consumir no mesmo dia.
Espumantes (Champagne, Cava, Prosecco)
Os espumantes duram em torno de 1 a 2 dias na geladeira, desde que permaneçam vedados com tampa específica para não perder o gás. Mas, seu processo de elaboração interfere no tempo de vida útil deles.
Brancos encorpados (Chardonnay, Sémillon, Marsanne)
Seu tempo de vida útil após aberto é de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os vinhos brancos encorpados possuem a tendência de durar menos do que os leves, pois muitos deles estagiam em barricas de carvalhos, sendo expostos ao oxigênio há mais tempo.
Brancos leves e rosés (Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Riesling)
Os vinhos brancos leves e rosés duram até 3 dias na geladeira, sempre com tampa. Devido a acidez existente, eles podem suportar o algum tempo após abertos, mas lembre-se que a intensidade de aromas irão modificar.
Tintos encorpados (Cabernet Sauvignon, Malbec, Tannat)
Esses vinhos duram cerca de 3 a 4 dias na geladeira, com tampa. O seu tempo de duração está relacionado com sua quantidade, acidez, álcool e taninos, ou seja, quanto maior as concentrações desses três elementos mais tendem a durar após abertos.
Tintos leves (Gamay, Pinot Noir, Carménère sem carvalho)
O tempo de duração dos vinhos tintos leves é de 3 dias na geladeira, com tampa. Eles duram menos que os tintos mais estruturados, devido à baixa quantidade de taninos.
Fortificados (Madeira, Porto, Jerez)
A duração dessas bebidas é longa, cerca de 15 a 20 dias na geladeira, com tampa. Isso é possível devido à adição de álcool vínico e a quantidade de açúcares que estão presentes nos vinhos fortificados.
👉🏻 DICA! E se não for consumir o vinho, congele para usar em algumas preparações na cozinha. Fica delicioso em diversas receitas!