BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna “Sal&Pimenta” desta sexta-feira 18

18/12/2020 | 06:25

Diabético pode ou não comer banana? Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem

A banana é uma das frutas com o maior índice glicêmico, porém, não quer dizer que o diabético não possa comê-la de forma alguma. Lógico que não vai comer uma penca de bananas por dia!

O seu consumo deve obrigatoriamente ser avaliado individualmente, daí a importância de conversar com sua nutricionista. Mas, existe uma tática que utilizo em pacientes e que vai ajudar a ter um maior controle da glicemia sem radicalismo.

Obtenha um caderninho alimentar, onde vai anotar o consumo diário, como também o resultado da sua glicemia sempre que aferir.     
Para diminuir o índice glicêmico de alguns alimentos, adicione fibras, proteínas e gorduras boas.

Importante verificar sua glicose antes e depois de comer um alimento diferente na rotina, dessa forma, ficará sabendo o quanto o alimento influencia em sua glicemia, de uma forma individualizada.     

    Nutri, mas e na prática, como farei?

  • Você vai dar preferência a bananas que não estejam tão maduras. Uma dica para saber é: se o cabinho estiver um pouquinho verde, é ótima para consumir.     
  • Usar a canela na banana, pois ela tem ação hipoglicemiante.     
  • Usar chia e linhaça juntamente com a banana.     
  • Polvilhar psyllium na banana amassada. Ou usar em bolos e panquecas por exemplo. O psyllium é muito rico em fibras solúveis (aliadas na “limpeza” do LDL) e colabora na diminuição do índice glicêmico.     

Então, se gosta e quer adicionar a banana em seu consumo alimentar, siga estas diquinhas de forma correta, porém, é de extrema importância SEMPRE verificar a glicose antes e depois (se possível 1h e 2h após). E sempre ficar atento (a) nos sinais do teu corpo. Cuide dele direitinho e com carinho, ele é a sua morada.     

Banana chips

Ingredientes

Aqui está uma ideia deliciosa para matar a vontade de doce:

  1. Cortar a banana em rodelas.
  2. Temperar com Sal e Pimenta. Se quiser, pode adicionar especiarias.
  3. Colocar na air fryer ou no forno, em temperatura baixa para desidratar.
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.