BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna Sal&Pimenta desta sexta-feira 11

11/12/2020 | 07:11

Escolhendo o vinho no restaurante

Você já foi a um restaurante e ficou sem saber qual vinho escolher? Ou meio sem jeito quando o mesmo chega à mesa e não sabe que procedimento deve tomar? Vou te ensinar bem resumidamente, mas com toda certeza, depois dessa postagem, sua reação não será a mesma.

  1. Carta de vinhos – Quando o garçom chegar a mesa, ele vai te mostrar o rótulo do vinho, confira se está de acordo com o que você pediu e confirme.
  2. Rolha – o próximo passo, o garçom vai abrir o vinho e tirar a rolha da garrafa, onde deixará em cima da mesa para que você averigue a rolha e notar se existe algum odor estranho. Lembrando que, a rolha dever estar úmida, se ela estiver seca ou rachada, algum problema existe. Faça este procedimento e informe se a rolha estará ou não em boas condições.
  3. Aroma – o garçom irá servir a taça a quem pediu o vinho e vai aguardar você sentir os aromas da bebida. Você vai girar a taça para que um maior número de compostos entrem em contato com o ar e assim, mais aromas conseguirá ser identificados! Após a rotação, coloque um pouco na boca e sinta os sabores e depois engula. Se o vinho estiver agradável ao seu paladar, avise ao garçom que ele irá servir imediatamente.
  4. Harmonização – depois vem a parte mais gostosa, a de você combinar o vinho com a comida que irá pedir. Acha que é somente escolher o vinho? Pois então, vá além!!! Para você ter uma experiência gastronômica e deliciosa ao paladar, tudo deve ser levado em consideração: o tipo e o corte da carne, o ponto de cozimento, a quantidade ou combinação de temperos e a forma como o alimento é servido.

Harmonização

Vinho Branco
Peixes, risotos, frutos do mar, queijos frescos, aves e carnes brancas, saladas e pratos com vegetais. Sobremesa: Creme brûlée.

Vinho Rosé
Pizza (em especial a 4 queijos), aperitivos de salmão,
carnes magras e grelhadas.

Vinho Tinto leve
Queijos brie e camembert, massas com molho funghi e alguns embutidos.

Vinho Tinto encorpado
Carnes vermelhas e pratos que são servidos com molhos mais apimentados.

Para pratos em que o camarão é o ingrediente principal, frito, grelhado, ou ao bafo, sem molho, você pode apostar em um vinho branco com muita acidez, como um Sauvignon Blanc ou até mesmo um Torrontés, que é leve e refrescante, fácil de beber e harmoniza com frutos do mar.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.