BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna “Sal&Pimenta” desta segunda-feira 21

21/12/2020 | 06:54

DICAS SAUDÁVEIS PARA CEIA NATALINA

As festas de fim de ano estão próximas e todos nós nos esbaldamos na ceia não é mesmo? E é muito comum os relatos de aumento na massa corporal pós ceias de Natal, que possuem pratos saborosos, porém calóricos. A substituição de alimentos calóricos por opções saudáveis é ideal nas festas de fim de ano. Por isso, hoje darei algumas dicas para a ceia ser mais sem culpa.

A quinoa é rica em proteína, com vitaminas e antioxidantes. Pode ser um bom substituto do arroz e ainda manter o sabor. Invista em carnes magras, assadas e grelhadas, além de dispensar o excesso de gorduras.

Evite molhos calóricos, como quatro queijos ou molho branco, e substituí-los por molhos da própria carne, com outros legumes e temperos frescos, é outra dica que pode fazer a diferença neste fim de de ano. Uma ceia balanceada com frutas, legumes, verduras e cereais, sem perder o sabor que esta época pede, é o ideal.

QUINOA E SEUS BENEFÍCIOS

A quinoa é um dos alimentos saudáveis mais populares do mundo. Os tipos de quinoa mais conhecidas são a preta, vermelha e branca. Ela é rica em proteína e ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Não contém glúten, é rica em proteínas e é um dos poucos vegetais que tem todos os 9 aminoácidos essenciais. É rica em fibras, magnésio, vitamina as do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e vários antioxidantes.

  • Fácil de incorporar na dieta
  • Ajuda a perder peso
  • Nutrição garantida
  • Ajuda o organismo a trabalhar em equilíbrio
  • Controla o açúcar no sangue
  • Contribui com a saúde dos celíacos
  • Ação anti-inflamatória, antiviral, antidepressiva e anticancerígena (por conter quercetina e kaempferol
  • Reduz a proporção do colesterol ruim no organismo

QUINOA À GREGA

Ingredientes:
1 copo de quinoa em grão
1 ½ copos de água
2 cenouras médias raladas
1 pimentão vermelho, amarelo ou verde (ou misto) cortado em cubos
Amêndoas laminadas ou castanhas
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:
Aquecer a água em uma panela e despeje a quinoa. Cozinhar aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Antes da água secar completamente, adicionar os demais ingredientes e misturar. Se precisar, juntar um pouco mais de água para completar o cozimento.
Temperar a gosto com sal e pimenta. Servir e decorar com amêndoas.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.