BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna “Sal&Pimenta” desta quarta-feira 23

23/12/2020 | 11:18

MAS AFINAL, VINHO ENGORDA?

Mas, muitas pessoas me perguntam: “o vinho engorda ou emagrece?”. Antes de jogar pedras e dizer que o vinho engorda, é preciso lembrar que o consumo moderado da bebida traz diversos benefícios à saúde. Uma coisa é certa: o álcool atrapalha sua dieta, o processo de metabolismo interfere grandemente na queima de gordura. Porém, você tem que ­ car atento no álcool como também no açúcar. Quanto maior o teor alcoólico do seu vinho, mais calórico ele será. A mesma coisa para o açúcar, quanto mais doce o vinho, mais calorias ele terá.

Uma taça de 180ml de vinho branco suave, como Riesling ou Spätlese, possui entre 130 a 170 calorias. Esses vinhos possuem um teor alcoólico de até 9%, considerado baixo. Já os vinhos que possuem um teor alcoólico entre 9% e 12%, como Silvaner e Malvasia, podem conter até 240 calorias por taça. E os vinhos com teor alcoólico entre 13,5% a 16% possuem uma quantidade de calorias entre 187 a 220 calorias por taça. Uma ou duas taças de vinho durante o jantar por exemplo, não fará tanta diferença, pois aquele recadinho é sempre bem-vindo: Beba com moderação!!!

Uma curiosidade: quando você bebe uma taça de vinho o corpo produz enzimas para digeri-lo. Esse processo ajuda a queimar calorias, porém não é o su­ ciente para uma perda de peso e­ ciente.

VINHO E SEUS BENEFÍCIOS

Sabemos que o vinho de fato engorda e com toda certeza o consumo deve ser moderado para que não te tire da dieta. Mas, mesmo contudo, você ainda quer mantê-lo no cardápio, você precisar estar ciente de todos os benefícios que ele pode te trazer. Os benefícios do vinho serão obtidos com um consumo regular e moderado por dia. Sendo indicado consumir de 1 a 2 copos de 125ml por dia. Enfatizando que, o suco de uva também traz inúmeros benefícios para a saúde, entretanto, o álcool que está presente no vinho, vai aumentar a absorção dos nutrientes bené­ficos que tem nele. Quem não ama degustar um bom vinho? Eu sou uma apreciadora do vinho e para mim, ele possui um sabor único.

1. Diminui pressão arterial;

2. Aumenta o colesterol bom;

 3.Melhora a digestão;

4. Diminui os riscos de problemas cardíacos; 5. Fortalece os ossos; 6. Aumenta o desejo e a satisfação sexual.

SANGRIA

Aqui está a receita de um drink com vinho super fácil de fazer e que ainda rende uma jarra inteira.

INGREDIENTES 1

1 garrafa de vinho tinto ou rosé

1 copo de suco de laranja

1/4 de copo de suco de limão Frutas cortadas a gosto: morango, uva, abacaxi, laranja, etc

MODO DE PREPARO:

Colocar em uma jarra grande o vinho, os copos de suco, as frutas picadas e o gelo.

Mexer e deixar resfriar.

Servir gelado.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.