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Gastronomia
Confira a coluna “Sal&Pimenta” de sexta-feira 15
Por Fabrícia Mesquita
15/01/2021 | 09:54

Você sabia que sua alimentação pode ajudar em sua TPM? Sabe de que forma? Uma muito fácil!

• A ingestão de água é muito importante para amenizar a retenção de líquidos que é algo bem comum nesse período. Sentiu dor de cabeça? Toma água com gengibre!!! Tome chás (menos mate e preto), sucos naturais, água de côco, sopas (sem creme de leite para não pesar na balança) ajudam.

• Alimentos que possam contribuir para o bem estar e emociona é ótimo para a TPM: nozes, banana, tâmaras, chocolate rico em cacau, aveia, castanhas.

• Alimentos ricos em Ômega-3: Os peixes de água fria (salmão, arenque, atum) e óleo de linhaça são ricos em ômega-3, uma gordura que tem propriedades antiin‑ amatórias e contribui para a diminuição do aparecimento de espinhas e de celulite. O ômega-3 também auxilia na manutenção do bom humor!

• As vitaminas do complexo B e o magnésio regulam as variações hormonais e são importantes para reduzirem os sintomas da TPM. Então, consuma os folhosos verdes escuros, quinoa, ovos, abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras e carboidratos complexos e integrais, controlam a voracidade por doce, o aumento do apetite e a dor de cabeça.

• Os óleos de prímula e borrage são ricos em ácido gamalinolênico (GLA) que ajudam a controlar as cólicas e dores nas mamas, podendo dessa forma, ser prescrito para mulheres que sofrem com a TPM.

• Evite nesse período, alimentos in‑ amatórios: como o excesso de açúcar, sal, biscoitos recheados ou muito salgados, aditivos químicos, embutidos como mortadela, presunto e peito de peru, caldo de carne, ketchup, shoyu, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Se seu humor não é dos melhores durante o período prémenstrual, entenda: é muito comum a queda acentuada da serotonina – aquele neurotransmissor que está relacionado a sensação de bem-estar e bom humor – nessa fase! Existe coisa melhor que receita prática? E se ela for fácil, gostosa e que vai melhorar o seu humor? Melhor ainda hein?!

PANQUECA DE CACAU, NOZES E MEL

INGREDIENTES:

  • 1 ovo batido Pitada de sal
  • 1 col. sopa de farinha de grão de bico
  • 1 banana amassada 1 col. sobremesa de cacau em pó
  • 1 col. sopa de nozes quebradas
  • 1 col. chá de mel pitada de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO:

Misturar os ingredientes na ordem e levar para a frigideira untada com 1 col. chá de óleo de coco.

Deixar dourar dos dois lados.

Pode servir com um pouco de pasta de castanhas sem açúcar e polvilhar com cacau.

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