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Gastronomia
Confira a coluna “Sal&Pimenta” de segunda-feira 4

04/01/2021 | 07:20

Farinha de linhaça

A matéria de hoje será para você saber mais sobre a farinha de linhaça, que apesar de ser uma ótima opção de farinha, muitas vezes é utilizada ou armazenada de forma errada.

Vamos primeiro saber alguns dos benefícios?

  • Baixo custo
  • Lowcarb
  • Boa opção para Diabéticos
  • Rica em fibras
  • Auxilia na Saúde hormonal feminina
  • Promove saciedade
  • Melhora do funcionamento intestinal
  • Auxilia na Saúde cardiovascular
  • Auxilia na Prevenção e tratamento do câncer de próstata

A farinha de linhaça marrom e dourada são muito parecidas em relação ao valor nutricional e as características, mas a dourada tem sabor mais leve. Sua característica principal é dar LIGA, VISCOSIDADE e UMIDADE nas massas. Mas também pode ser utilizada com o objetivo de acrescentar nutrientes, como: fibras, gorduras boas e ômega 3. Cada colher de sopa (15g) possui em média 66 calorias / 1,3g carboidrato / 3g de proteína / 5,4g de gorduras / 4g de fibras.

Onde usar?

É muito utilizada substituindo o ovo em algumas receitas:
Misturar 1 colher (chá) de farinha de linhaça dourada + 2 colheres (sopa) de água e descansar por 5 minutos. Equivale a 1 ovo.
Você pode utilizar também polvilhando por cima de frutas, no mingau, usar em sucos, smoothies, e no preparo de bolos, pães, biscoitos e panquecas.

Dica da nutri

É uma ótima opção para reduzir a quantidade de adoçantes em receitas doces, por ser naturalmente mais adocicada. Mantenha sempre na geladeira, pois é uma farinha que oxida com facilidade e fica rançosa. Sempre que possível faça em casa, é só bater as sementes de linhaça no processador. Não esqueça de armazenar na geladeira para durar mais tempo e não oxidar.

Tome cuidado com receitas que utilizem somente a farinha de linhaça como ingrediente, pois é uma farinha que tem um sabor mais residual e que nem sempre agrada a todos os paladares. Por isso prefiro sempre usar associada com pelo menos outra farinha que seja mais neutra como a farinha de aveia ou de amêndoas por exemplo.

Bolinho de frango lowcarb

Testei essa receitinha mega fácil e rápida de fazer, deu certo e achei uma delícia. Façam e me marquem hein?! 

Ingredientes:

  • Frango  
  • Farinha de linhaça dourada  
  • Parmesão ralado  
  • Pimenta-do-reino  
  • Creme de ricota  

MODO DE PREPARO:  

  • Liquidificar o frango (você pode utilizar aquele franguinho que sobrou do almoço, que já tá bem temperado).  
  • Despejar o frango numa tigela.  
  • Colocar o creme de ricota na tigela.  
  • Misturar até ficar bem cremoso.  
  • A parte, colocar num prato a farinha de linhaça, o queijo ralado e a pimenta-do-reino a gosto e misturar.  
  • Fazer bolinhas com o creminho do frango e passar na mistura da farinha de linhaça dourada.  
  • Colocar as bolinhas na Airfryer (20 minutos – 180°C) ou no forno por 30 minutos.    PRONTO!! Este bolinho, pode ser um aperitivo, um acompanhamento, um lanchinho… é super fácil, não tem mistério e simplesmente delicioso. Façam e me digam se deu certo.
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