BUSCAR
BUSCAR
Confira a coluna “Nos Bastidores da Notícia” desta sexta 19

19/02/2021 | 00:56

Estados cobram mais recursos para conter pandemia

O s 27 secretários estaduais de Fazenda ou Tributação assinaram nesta quinta-feira uma carta ao Ministério da Saúde solicitando recursos para a manutenção das medidas de enfrentamento à Covid-19. O documento é assinado pelo secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier. Organizada pelo Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda dos Estados (Comsefaz), a carta alerta para a atual segunda onda da pandemia e crítica a redução do custeio de leitos pelo Ministério da Saúde em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus.

2ª onda demanda mais verba

Citando que a pandemia não cessou e que os efeitos da vacinação só devem repercutir no final do ano, quando o País tiver um porcentual mais alto da população imunizada, os secretários pedem “um aporte imediato de novo orçamento de auxílio aos estados”.

DINHEIRO I

“O investimento na rede de atenção e vigilância pressupõe novos investimentos tecnológicos na rede de frio, testagem e transporte, assim como mobilização de recursos humanos e materiais para garantir a segurança dos hospitais”.

DINHEIRO II

“Leitos não são uma estrutura que se mobiliza e desmobiliza em semanas. Como ampliações envolvem contratos de médio prazo, programação de suprimentos, revisão de perfis de unidades hospitalares”, prossegue a carta, que conclui que,“diante disto, urgente que a União aporte aos estados novo incremento ao de média e alta complexidade para custeio livre da rede de atenção e vigilância, assim como, manter o mecanismo já consolidado no SUS de habilitação e custeio fixo dos leitos de UTI-Covid”.

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS

O percentual de famílias endividadas no País chegou a 66,5% em janeiro de 2021, ficando acima das taxas de dezembro de 2020 (66,3%) e de janeiro daquele ano (65,3%). O dado é da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada ontem.

DINHEIRO NA CUECA

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca em operação da Polícia Federal, a reassumir o mandato de senador. Na decisão, Barroso alegou que Rodrigues está apto a voltar ao Congresso Nacional porque a PGR (Procuradoria Geral da República) não apresentou denúncia contra ele.

CELULAR NA CELA DE DANIEL

A Polícia Federal apreendeu dois aparelhos de telefone celular nesta quinta-feira 18 durante uma vistoria na cela do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), detido na Superintendência da PF no Rio de Janeiro desde terça-feira. A apreensão dos aparelhos foi informada pela PF ao Supremo Tribunal Federal (STF). Será aberto um inquérito para apurar como o deputado mantinha dentro da cela dois aparelhos de telefone.

ENERGIA MAIS BARATA

Encaminhado para a Câmara na semana passada, o projeto do novo marco do setor elétrico tramitou por quase cinco anos no Senado. Uma das 35 prioridades do governo para este ano, a proposta abre caminho para a expansão do mercado livre de energia. Além disso, permite a portabilidade da conta de luz entre as distribuidoras, o que, segundo senadores e especialistas do setor, pode trazer vantagens para o consumidor como a redução na tarifa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.