17/12/2020 | 07:29
STF dá 48 horas para Saúde dizer quando vacinação vai começar
Muita gente faz confusão com o para “dar/dá”. “Dar” tem dois empregos: 1. Em locução (acompanhado de outro verbo): “Ele deve dar notícias”. 2. Nas orações reduzidas de infinitivo. Aí, vem antecedido de preposição: “Trabalha para dar conforto aos filhos”. Já a forma “dá” é a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: “O pai dá bons exemplos aos filhos”. A regrinha vale para outro par “estar/está”.
Não perca a hora
Símbolos são abreviados sem ponto: g (grama), m (metro), h (hora). A forma do plural é igual à do singular, sendo sempre errado acrescentar S: 10h, 22h, 15h30. Há relativa liberdade na formação e no uso de abreviaturas e das siglas, diferentemente dos símbolos.
Globo mantém projeto de novela sobre Carlos Gomes
As terceiras pessoas (singular e plural) do presente do indicativo do verbo “manter” se diferenciam pelo acento: agudo no singular (ele/ela mantém); circunflexo no plural (eles/elas mantêm). Já o verbo “ter” só pede o circunflexo no plural: ele tem/eles têm. Não confunda com os verbos da frase “Lêda vê e crê”. Esses têm EE e perderam o acento depois do Acordo Ortográfico: Eles leem; Que eles deem; Eles veem e creem.